Projetos em defesa da segurança das mulheres avançam na Alesp
29/10/2024 18:41 | Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres | Da Redação - Fotos Marco A. Cardelino





Durante reunião realizada nesta terça-feira (29), a Comissão de Defesa e dos Direitos das Mulheres aprovou oito Projetos de Lei, todos envolvendo a Saúde, Segurança e o bem-estar das mulheres.
A deputada Dani Alonso (PL), presidente da Comissão, quer dar agilidade às pautas que, segundo ela, vão fazer muita diferença. "O objetivo é que a gente possa agora dar celeridade a esses projetos para que as mulheres possam ser cada vez mais representadas e protegidas e possam ter seus direitos concedidos aqui no nosso estado", disse a parlamentar, comemorando o resultado.
Participaram da reunião, além de Dani Alonso, o deputado Pastor André Bueno (PL) e as deputadas Ana Perugini (PT), Maria Lúcia Amary (PSDB), Clarice Ganem (Podemos), Ediane Maria (Psol) e Solange Freitas (União).
Absorventes nas escolas
Um dos projetos com aval favorável é o que garante o fornecimento de absorventes higiênicos para as estudantes dos últimos anos do ensino fundamental e de todo o ensino médio.
De autoria da deputada Professora Bebel (PT), o PL 1076/2023 teve como relatora a deputada Solange Freitas. "Demos um passo importante. Existe uma lei estadual sobre isso, mas é muito geral. Quando você especifica o público, tudo fica organizado e a gente vai saber que foi colocado em prática", comemorou a parlamentar, explicando que a falta do item de higiene mexe com a autoestima das meninas que podem até deixar de frequentar a escola.
Solange Freitas ainda relatou o PL 1017/2023, do deputado Felipe Franco (União), que estabelece campanhas de combate à importunação sexual e medidas de proteção à vítima que deverão ser adotadas em estabelecimentos prestadores de serviços destinados à atividade física.
Vítimas de violência doméstica
Ainda na reunião, foram aprovados projetos que, por exemplo, destinam uma porcentagem dos projetos de habitação populares a mulheres vítimas de violência doméstica no estado, como o PL 350/2019, de autoria de Caio França (PSB), Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol) e da ex-deputada Isa Penna. Outro que recebeu aval é o que autoriza o Executivo a criar o aluguel social para vítimas de violência: PL 1196/2023, do deputado Luiz Claudio Marcolino (PT).
Também avançaram o PL 1263/2023, da deputada Analice Fernandes (PSDB), que estabelece a criação de programas para a saúde mental da mulher e o PL 1447/2023, das deputadas Paula da Bancada Feminista (Psol) e Leci Brandão (PCdoB), que institui o Disque Saúde Mental da Mulher.
A presidente da Comissão, Dani Alonso, destacou que todos os Projetos de Lei aprovados têm grande relevância. "Todos têm como foco a defesa e a proteção da mulher", comemorou a parlamentar.
As propostas seguem em tramitação na Casa.
Assista à reunião, na íntegra, pela transmissão da Rede Alesp
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações