Samba dá ritmo à Sessão Solene na Alesp que homenageia Mestre Tadeu, da Vai-Vai

Ritmista está há 50 anos à frente da bateria da escola de samba 15 vezes campeã do Carnaval de São Paulo; deputadas Ediane Maria (Psol) e Leci Brandão (PCdoB) reconhecem importância do feito
01/11/2024 18:43 | Sessão Solene Mestre Tadeu | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Mestre Tadeu da Vai-Vai homenageado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337346.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Ediane Maria homenageia lenda viva do samba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337348.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seo Jorginho Saracura: Velha Guarda da Vai-Vai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337349.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Seo Fernando Penteado: Velha Guarda da Vai-Vai<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337350.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sessão Solene em ritmo de Samba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337351.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Baianas, sambistas da Velha Guarda, instrumentos e cidadãos apaixonados pelo Carnaval fizeram a homenagem a Mestre Tadeu ser completa. A Sessão Solene desta quinta-feira (31), no Plenário Juscelino Kubitschek, saudou os 52 anos que o Mestre está no comando da bateria da escola de samba Vai-Vai, uma das mais tradicionais da folia paulista. A solenidade foi promovida pelas deputadas Ediane Maria (Psol) e Leci Brandão (PCdoB).

O presidente da escola, Clarício Gonçalves, fala em recorde. "Nós estamos em fase de pesquisas e, pelo que já temos, vamos tentar colocar o nome de Mestre Tadeu no Guinness Book pelo feito", contou o líder da Vai-Vai, que disse estar emocionado com a homenagem da Alesp.

Representantes da Velha Guarda, que conhecem Mestre Tadeu desde quando ainda era menino, também se emocionaram com a homenagem da Casa do Povo. "Mestre Tadeu se tornou uma lenda viva para a escola e para o Carnaval de São Paulo. A fidelidade dele é algo impressionante", comentou Seo Jorginho Saracura. Ele fez questão de frisar que o homenageado é um homem preto, forte e que está ligado à Cultura do país.

Seo Fernando Penteado revelou que Mestre Tadeu ensinou e deu asas para vários ritmistas que, hoje, estão à frente de grandes escolas de samba. "Tadeuzinho cuidava do galpão, onde ele guardava, afinava e limpava os instrumentos. Quando teve a chance de mostrar o talento, aproveitou e se tornou o que conhecemos hoje", lembrou o integrante da Velha Guarda, reforçando a generosidade do amigo.

Casa do Povo

Solicitante do evento, a deputada Ediane Maria enfatizou a importância de abrir as portas da Casa para grandes figuras da Cultura negra paulista. "Temos que homenagear os nossos, quem faz o samba, quem está à margem da sociedade, para não correr o risco de a população preta e periférica não ser lembrada, homenageada e respeitada", declarou a parlamentar, que disse estar feliz e emocionada com a noite de festa.

A deputada Leci Brandão não pôde comparecer, mas mandou um vídeo para homenagear o amigo e companheiro de escola de samba. "Para mim, poder proporcionar esse reconhecimento ao Mestre Tadeu é uma grande honra. Essa cerimônia na Casa do Povo é mais do que merecida, afinal não é todo dia que um mestre comemora 50 anos à frente de uma bateria", disse Leci.

A maioria dos presentes na Sessão Solene da Alesp faz parte da Vai-Vai, escola de Samba fundada em 1930. Ela é a maior campeã do Carnaval de São Paulo, com nove títulos como Cordão, 15 do Grupo Especial, 10 vice-campeonatos e 2 títulos do Grupo de Acesso.

Os 94 anos de história da Vai-Vai se misturam com a vida e a carreira de Mestre Tadeu. "Estou muito feliz e emocionado por receber essa homenagem em vida e enquanto ainda exerço a minha paixão. A nossa Vai-Vai é a escola do preto e do branco, é aberta a todos que amam o samba", comentou o ritmista citando a já falecida mãe, que era baiana da escola.

alesp