Consciência Negra: Alesp homenageia grupos que lutam pela igualdade e fim do preconceito

Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo reuniu representantes de 50 movimentos negros que atuam para combater a desigualdade social e racial no país
04/11/2024 16:33 | Homenagem ao Movimento Negro | Da Redação - Fotos: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

Sessão Solene abre Novembro Negro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337398.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bancada Feminista: homenagem ao Movimento Negro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337390.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dia de festa para comemorar dias de luta<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337392.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vereadora Elaine Mineiro Quilombo Periférico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337393.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mara da Silva: Marcha das Mulheres Negras de SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337394.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Gilson Negão: coordenação das Entidades Negras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337395.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 50 entidades homenageadas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337419.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na noite da última sexta-feira (1°), o Plenário Juscelino Kubitschek foi palco de uma festa pelas lutas pelo fim de todas as formas de racismo, preconceito e discriminação. Promovida pela deputada Paula da Bancada Feminista (Psol), a Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em homenagem ao Movimento Negro representou para a parlamentar uma grande conquista. "Estou profundamente emocionada. A gente abre o 'Novembro Negro' com essa homenagem a 50 entidades do movimento negro de todo o país. São grupos locais e regionais que têm um trabalho importantíssimo na preservação da memória do nosso povo, no combate à violência e na valorização da nossa cultura", festejou a deputada.

Uma das organizações presentes na Sessão Solene da Alesp foi a Marcha das Mulheres Negras de São Paulo, representada no evento por Mara da Silva. "Nossa primeira marcha foi em 2015, quando fomos à Brasília. Eram milhares de mulheres de todo o país que viram no movimento a necessidade de se organizar. Não paramos mais e estamos na rua há nove anos", festejou a militante que considera a homenagem um reconhecimento por tantos dias de luta.

Mulher negra na política

Aos poucos, as mulheres negras conquistam mais espaço nos parlamentos. Uma delas é Elaine Mineiro (Psol), vereadora de São Paulo e representante do Quilombo Periférico. Para Elaine, a homenagem na Alesp mostra o quanto cada dia de luta vale a pena. "Para honrar a história dessas mulheres, mas principalmente para honrar a história do movimento negro organizado, que trabalhou durante anos para que esse momento fosse possível", declarou Elaine.

Gilson Negão, da Coordenação Nacional das Entidades Negras e que tem 63 anos de militância, comemorou o momento. "É importante termos mandatos políticos dessas pessoas transformadoras que lutam pela igualdade", disse o coordenador, apensar de saber que ainda há muito o que enfrentar.

Bancada feminista

O Dia da Consciência Negra é festejado em todo o país no dia 20 de novembro. A data faz referência a Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pelo fim da escravidão e que foi assassinado, em 1695, por resistir. Lembrar de toda essa história motiva a deputada Paula da Bancada Feminista. "A gente luta tanto. Luta na rua, aqui dentro, em todos os lugares e, há muito tempo. Por isso, achei importante nos reunirmos para celebrar nossas conquistas", contou a parlamentar, que cumpre o mandato com outras quatro mulheres pretas, que integram a Bancada Feminista: Carolina Iara, Mariana Souza, Simone Nascimento e Sirlene Maciel.

Paula ressaltou que ainda existem alguns desafios a serem enfrentados. Um deles, segundo ela, é combater o "racismo climático" ou ambiental. "Apesar de parecer ser um tema novo, a gente viu no último ano que é um problema que está batendo em nossa porta e que afeta especialmente pessoas negras, pobres e periféricas e a gente precisa saber lidar com isso", explicou.

Os 50 grupos homenageados na Sessão Solene da Alesp receberam placas comemorativas, para que o dia fique marcado como símbolo de cada dia de luta até aqui.

Assista à Sessão Solene, na íntegra, no canal da Alesp no Youtube

Confira mais imagens na galeria de foto

alesp