Despedida a Agnaldo Rayol na Alesp reúne família, amigos e admiradores de décadas

Sucesso artístico foi atribuído ao amor que cantor dedicou à música; parlamentares enalteceram grande contribuição à cultura brasileira
05/11/2024 16:59 | Luto | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio e Marco Antonio Cardelino

Compartilhar:

Velório atraiu amigos de décadas e admiradores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337500.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vanessa, sobrinha: ser humano de coração gigante<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337472.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Gonçalves, cunhado do cantor: 100% amor<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337474.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ronaldo Rayol ao lado do caixão do irmão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337475.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Massimo Ferrari, amigo de décadas: brilhante<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337477.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Afonso Nigro: honra ter produzido único DVD<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337483.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Corpo deixa a Alesp: reconhecimento nacional<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337484.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O velório do cantor Agnaldo Rayol, realizado nesta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, atraiu amigos e admiradores que fizeram parte da vida ou acompanharam a trajetória do artista. Uma das vozes de barítono mais potentes do país, Agnaldo encantou o público ao longo de mais de sete décadas de carreira.

Ele faleceu na segunda-feira (4), aos 86 anos de idade, após sofrer um acidente no banheiro do apartamento em que morava com a esposa Maria Gomes de Oliveira, no bairro Santana, Zona Norte da Capital paulista.

Amigos de meio século do cantor atribuíram o sucesso artístico ao amor que Agnaldo Rayol dedicou à música. "O percurso dele foi amar as pessoas, amar a música e ajudar os outros. Deus o fez um ser humano brilhante, único", disse o chef Massimo Ferrari, um dos ícones da culinária nacional.

"Muito gostoso trabalhar com Agnaldo. Ele era uma pessoa maravilhosa. Você poderia viajar o Brasil inteiro e não encontraria ninguém que falasse nada [de mal] do Agnaldo. Foi uma carreira exemplar, 100% amizade, amor e carinho", afirmou Carlos Alberto Gonçalves, cunhado do cantor, que o empresariou por 28 anos.

Sobrinha e afilhada de batismo, Vanessa Guimarães confidenciou que Agnaldo "sempre foi muito caseiro" e gostava de ter as pessoas que amava à sua volta. "Passamos sábado e domingo juntos, almoçando, jantando, assistindo novela e dando risada", recordou. "Era um ser humano de coração gigante, muito carinhoso com todos", acrescentou Vanessa.

Em entrevista à imprensa, o músico Ronaldo Rayol também falou sobre o legado deixado pelo irmão.

Ao longo da manhã, personalidades do mundo artístico compareceram à Alesp para se despedir. "Em 2008, recebo uma ligação dele dizendo 'menino, vou produzir meu primeiro DVD e queria trazer um cara de uma geração mais jovem para deixar os arranjos com uma cara mais moderna'", lembrou o produtor musical Afonso Nigro. "Foi uma honra ter produzido o único DVD da vida dele", afirmou.

No final do velório, fãs do cantor recitaram a oração do Pai-Nosso. O corpo de Agnaldo Rayol deixou a Alesp por volta das 13h30 na viatura do Corpo de Bombeiros em direção ao Cemitério Gethsêmani, bairro do Morumbi, na Zona Sul. O enterro ocorreu às 17h.

Outras facetas

Deputados estaduais da Alesp que passaram pelo evento de Agnaldo Rayol ressaltaram a contribuição da obra do artista para a cultura brasileira. "Um artista excepcional, que alegrou muita gente ao longo dos anos", apontou Paulo Fiorilo (PT), recordando as outras facetas artísticas de Agnaldo, que também foi ator e apresentador de TV.

Na mesma linha, Ricardo Madalena (PL) ressaltou que Agnaldo foi ícone da música romântica no Brasil, que marcou diferentes gerações. "Eu me recordo na infância, quando jovem e também meus pais sempre curtiram. Deixa saudades", afirmou o parlamentar.

alesp