Frente Parlamentar comemora Programa do Turismo Ferroviário

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
08/11/2024 12:26 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Deputado Dirceu Dalben  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg337679.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por Dirceu Dalben, deputado estadual

A Frente Parlamentar pela Malha Ferroviária Paulista, que tive a honra de propor e foi aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo, foi idealizada para acompanhar, valorizar e apoiar todas as iniciativas positivas voltadas para a reativação, melhoria e ampliação do modal ferroviário no estado. Por esse motivo, a Frente tem a celebrar importantes conquistas do povo paulista e que acabam de ser colocadas em prática.

Na última quarta-feira, dia 6 de novembro, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, o governador Tarcísio de Freitas e o secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, lançaram o Programa Turismo Ferroviário. É uma iniciativa visando aprimorar e fortalecer o turismo ferroviário em São Paulo, como importante fonte de geração de emprego e renda para milhares de paulistas.

Já existem hoje passeios de turismo ferroviário que atraem paulistas e brasileiros de outros estados, como o da Maria Fumaça que liga Campinas a Jaguariúna, em uma deliciosa viagem ao passado a bordo de uma locomotiva de 1958, pelos trilhos da antiga Companhia Mogiana. Outros passeios desse tipo são oferecidos pela CPTM, partindo da Estação da Luz, em São Paulo, rumo a locais turísticos como Paranapiacaba. O Programa Turismo Ferroviário visa consolidar e ampliar esse tipo de produto turístico em outras regiões do estado.

Outra conquista de São Paulo que a Frente Parlamentar pela Malha Ferroviária tem a comemorar é o início da reativação do trecho ferroviário entre Bauru e Panorama, em projeto da Rumo Logística. O ramal de Bauru até Panorama, passando por Tupã, tem 369,1 quilômetros. A conclusão está prevista para 2028. Ainda em Bauru, a mesma Rumo Logística é responsável pelo viaduto que ligará o bairro Mary Dota ao Distrito Industrial 1. Essas obras fazem parte da contrapartida da empresa na renovação da concessão da Malha Paulista, que recebeu o apoio de meu mandato e que também já resultou em viaduto construído e inaugurado em Sumaré, na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Dentro desse mesmo escopo, a Rumo construiu o viaduto na passagem de nível da alameda Comendador Doutor Santoro Mirone, no bairro Pimenta, em Indaiatuba, também na RMC.

Quando idealizei e propus a Frente Parlamentar pela Malha Ferroviária Paulista, o objetivo era justamente a multiplicação de projetos e iniciativas visando o resgate das ferrovias no nosso estado. Foi através dos trilhos das ferrovias que grande parte da riqueza paulista foi e continua sendo construída, por exemplo, com o transporte do café e, agora, de grãos e minérios. Também defendo a recuperação do transporte ferroviário de passageiros e, pelas conquistas obtidas em tão pouco tempo, como no caso do Trem Intercidades (TIC) entre São Paulo e Campinas, tenho certeza de que em breve esse sonho será realizado.

Continuaremos atentos e em defesa do modal ferroviário, mais eficiente e sustentável, como demanda o século 21.



alesp