Sessão Solene da Alesp destaca importância da qualidade do sono e homenageia especialistas
18/11/2024 19:56 | Saúde | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio





A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, nesta segunda-feira (18), uma Sessão Solene que destacou o papel fundamental do sono na qualidade de vida das pessoas. De iniciativa da deputada Clarice Ganem (Podemos), a solenidade defendeu a importância do desenvolvimento de políticas públicas na área e homenageou especialistas que contribuíram por décadas com pesquisas sobre qualidade do sono.
"Infelizmente, nós não damos o devido valor à qualidade do sono. As pessoas têm insônia e diversos outros distúrbios do sono, simplesmente não percebem e isso vai passando como se fosse normal. Precisamos ter políticas públicas, porque é um tema que vai ficando esquecido e estamos trazendo à tona", defendeu Clarice, que é coordenadora da Frente Parlamentar em Prol da Saúde do Sono.
Trabalho
Durante a audiência, a parlamentar apresentou um pouco do trabalho realizado pelo Colegiado que preside. Além de debates realizados na Casa, a Frente já produziu e protocolou três projetos de lei sobre a saúde do sono. Eles instituem os dias estaduais da Saúde do Sono e da Hipersonia e criam o Selo Amigo do Sono. O Selo pretende reconhecer iniciativas positivas voltadas à saúde do sono, desenvolvidas por pessoas ou instituições, como escolas, universidades, estabelecimentos de saúde, empresas e órgãos públicos.
Homenagem
Apesar de ainda não ter sido aprovado, a primeira condecoração do Selo Amigo do Sono aconteceu durante a Sessão Solene desta manhã. Quatro especialistas receberam placas comemorativas em reconhecimento ao trabalho científico que realizaram na área.
"É um momento muito especial que temos a possibilidade de trazer à essa Casa nomes que tenham relevância e importância dentro do que temos em medicina do sono. É uma honra poder fazer essa distinção a esses que tanto ensinaram e fizeram com que a medicina do sono brasileira seja reconhecida mundialmente", comentou o presidente da Associação Brasileira de Medicina do Sono, Edilson Zancanella, um dos homenageados.
Além de Zancanella, receberam a honraria a médica neurologista Dalva Poyares, doutora pela Unifesp e especialista em medicina do sono pela Associação Médica Brasileira; o presidente da Associação Brasileira do Sono, Luciano Drager, que é cardiologista e professor associado da USP; e o fundador da Associação Brasileira do Sono, Sérgio Tufik, que é professor titular da Escola Paulista de Medicina, ligada à Unifesp, e possui mais de 1,5 mil publicações sobre saúde do sono e 10 livros publicados.
Impacto
Todos os presentes destacaram o impacto que o sono possui na qualidade de vida das pessoas. "A sociedade precisa ver que isso é muito importante. A começar pelas faculdades, que precisam começar a ensinar. Todas elas precisam ensinar que o sono é um terço da nossa vida e temos que fazer ele bem feito, porque, se não, teremos muitas deficiências", afirmou Sérgio Tufik, um dos pioneiros nos estudos sobre o tema. Ele contou que quando começou a pesquisar, ainda na década de 1970, havia muito pouco conhecimento científico produzido na área.
"A história da medicina do sono é muito curta. Descobrimos elementos importantes sobre o sono em 1950. Então tem muito a se descobrir, a se desvendar e é isso que entendemos que é necessário. Vai desde a pesquisa básica até os melhores métodos para diagnosticar e como tratar. É um campo extremamente aberto e vasto e está na vida de todo mundo. Nós dormimos todas as noites e sabemos muito pouco do que significa isso", comentou Edilson Zancanella. Ele apresentou dados que mostram um reduzido número de médicos especialistas em sono no país e muitos estados que sequer fazem exames especializados.
Além disso, o presidente da Associação Brasileira de Medicina do Sono fez uma longa apresentação sobre o papel do sono no funcionamento do corpo humano como um todo. Ele enfatizou que noites mal dormidas aumentam os riscos de acidentes de trânsito e no trabalho e mostrou que os brasileiros ainda usam muitos medicamentos para dormir.
"Quando dormimos mal, muitas coisas acontecem. A memória, o cognitivo, o humor ficam muito alterados. Existem impactos também na liberação de insulina e de cortisol e no desenvolvimento de doenças inflamatórias", disse Zancanella. "É uma temática significativa na Saúde Pública e, por isso, nos aproximamos de quem nos ouviu para trazer essa iniciativa para o setor", comentou o médico sobre o trabalho realizado junto à Alesp.
Assista à Sessão, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:
Notícias relacionadas
- Alesp se ilumina de azul para destacar importância da conscientização sobre a síndrome de Angelman
- Aleitamento: Alesp atua pela conscientização sobre hábito que cria conexões e salva vidas
- Alesp realiza seminário sobre acidente vascular cerebral
- Parlamentares da Alesp vão a Paraisópolis premiar projetos sobre cannabis medicinal
- Queda nos casos de Covid-19 deve levar Rede Hebe Camargo a recorde de atendimento oncológico
- A parlamentares, governo do Estado garante compra de testes para Covid e kits de entubação
- Parlamentares convidam ex-superintendente do Iamspe para esclarecimentos
- Ex-secretário de Saúde da capital presta esclarecimentos em CPI
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações