Alesp sedia premiação a iniciativas de combate à intolerância religiosa e valorização à cultura afro

Promovido pela organização Centro Cultural Africano, com apoio do deputado Maurici (PT), evento reuniu representantes de religiões de matrizes africanas
22/11/2024 17:26 | Representatividade | Da Redação - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

10ª edição do Prêmio Àsé Isèsè<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg338226.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento foi promovido pelo deputado Maurici<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg338216.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Centro Cultural Africano organizou o evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg338217.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Diferentes iniciativas foram premiadas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg338218.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo sediou, na noite desta quinta-feira (21), a 10ª edição do Prêmio Àsé Isèsè, entregue pela organização Centro Cultural Africano. Voltado para iniciativas e personalidades destaques no combate ao racismo e à intolerância religiosa, a premiação contou com o apoio do deputado Maurici (PT).

"É fundamental que a gente reconheça o protagonismo de pessoas negras nas mais diversas áreas de atuação. São pessoas que fizeram da resistência um exercício diário", disse o parlamentar.

O prêmio é entregue pelo Centro Cultural Africano, organização fundada em 1999 para promover e preservar a cultura africana e afro-brasileira no Brasil, servindo como um espaço de resistência, aprendizado e celebração.

Ancestralidade

Com o lema "Força da Nossa Ancestralidade", a 10ª do prêmio foi entregue para líderes religiosos, personalidades, artistas e ativistas com trabalhos de destaque na valorização da cultura afro-brasileira.

"Não é apenas a valorização da cultura africana e afro-brasileira, mas é também a força, resiliência e o talento da nossa comunidade", afirmou o presidente do Centro Cultural, Kábíyèsí Oba Adekunlé Aderonmu Oba Ògbóni Iwashe. "Este evento é a reafirmação do nosso compromisso com a constituição de uma sociedade mais equitativa, com respeito às nossas raízes", disse o nigeriano radicado no Brasil.

Confira a galeria de imagens da premiação

alesp