Ituverava terá Delegacia de Defesa da Mulher online para atender vítimas de violência

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
25/11/2024 12:26 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Delegada Graciela

Compartilhar:

Dep.  Delegada Graciela e Sec. Guilherme Derrite<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-11-2024/fg338261.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cidade de Ituverava passará a contar com uma sala Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Online nos próximos dias. Os espaços servem para atender mulheres vítimas de violência com mais privacidade e de forma humanizada em qualquer hora do dia.

A sala DDM 24 horas é uma ação do governo do Estado que tem o objetivo de garantir direitos, segurança e acolhimento para as mulheres.

As vítimas de violência recebem atendimento especializado por videoconferência com policiais da Delegacia de Defesa da Mulher.

Atendendo à uma solicitação da vereadora Andréa Yamada, a deputada estadual Delegada Graciela, que é a coordenadora da Frente Parlamentar em prol das Delegacias de Defesa da Mulher, pediu ao governador Tarcísio de Freitas que Ituverava fosse contemplada com uma sala.

O governo do Estado anunciou nesta semana que a cidade passará a contar com o serviço. A sala DDM Online vai funcionar no plantão policial. O espaço já está sendo preparado e começará a atender em breve.

"É uma conquista importante para fortalecer a proteção das mulheres. A sala oferecerá atendimento humanizado e especializado, terá mais tempo dedicado à vítima, além de possibilitar registro imediato de ocorrência e solicitação de medida protetiva", explicou a deputada Delegada Graciela.

Como funciona o atendimento?

A vítima vai até o Plantão Policial, onde é encaminhada para a Sala DDM Online. O espaço é destinado, exclusivamente, para atender mulheres.

A equipe da DDM realiza o atendimento, grava o depoimento e registra o Boletim de Ocorrência. A vítima é orientada sobre os seus direitos, explicou Guilherme Derrite, secretário de Segurança de São Paulo em audiência com a deputada Graciela.


alesp