Lei da Alesp garante e incentiva ampliação dos direitos das pessoas com deficiência
03/12/2024 15:51 | Inclusão | Gabriel Eid - Fotos: Freepik / Larissa Navarro - Flickr



No ano de 2022 apenas 29,2% das pessoas com deficiência estavam empregadas no Brasil. O dado levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é apenas um dos exemplos das barreiras encontradas por essa parcela da população para vencer a exclusão e o preconceito.
O dia 3 de dezembro é lembrado, desde 2004, como o Dia Estadual de Combate às Barreiras às Pessoas com Deficiência, instituído pela Alesp por meio da Lei 11.676. De autoria da ex-parlamentar Maria Lúcia Prandi, a data busca lembrar das dificuldades encontradas pela população PCD no cotidiano e com isso, incentivar a criação de novas leis e políticas públicas para mitigar essas dificuldades. O 3 de dezembro é também reconhecido mundialmente como Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data criada em 1992 pela ONU.
Professor doutor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Márcio Hollosi, é surdo e relata que possui muitas histórias ligadas ao preconceito e à discriminação. Ele conta que, antes de ser professor, passou em um concurso público para trabalhar como carteiro, mas foi reprovado pelo médico do trabalho apenas pela sua condição auditiva. "Falaram que eu não iria escutar a carta cair. Um absurdo", desabafa.
Hollosi defende que houve avanços no Brasil, principalmente depois da Lei Brasileira de Inclusão, de 2015. Mas ele afirma que, para que a legislação se torne efetiva na prática, é necessário um grande trabalho de educação. "Todas as áreas, sejam elas humanas, exatas ou saúde, precisam ensinar práticas de libras e de educação inclusiva", pontua.
Barreiras atitudinais
A deputada Andrea Werner (PSB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Alesp, afirma que também é importante lembrar das pessoas com deficiências intelectuais e com neurodivergências. "Acessibilidade é também diminuir barreiras atitudinais, que fazem com que São Paulo, estado mais rico do Brasil, ainda mantenha centenas de famílias sem acesso a uma educação inclusiva e de qualidade", afirma.
A parlamentar ressalta que, apesar das leis existentes para defender os direitos da população com deficiência, muitas vezes elas não são aplicadas na prática. "Recebo em meu gabinete, por dia, uma média de setenta denúncias de violações de direitos de PCDs e seus familiares. É muita coisa. E na imensa maioria das vezes são violações de direitos garantidos em lei", declara.
Movimentos para a inclusão
Representante do Advocacy da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Marcelo Panico, defende que é fundamental que a sociedade civil se organize por meio de conselhos, fóruns e movimentos para contribuir com a construção e melhorias de políticas públicas. "Entendo que participando e contribuindo nesses espaços podemos fazer com que as conquistas das leis sejam efetivamente colocadas em prática", afirma.
A Fundação foi fundada pela mulher que dá o nome à fundação. Dorina Nowill perdeu a visão aos 17 anos, mas nunca desistiu de estudar e ler. "Na época, ela encontrou muitas barreiras e começou sua luta para ter mais livros em braille no Brasil", conta Panico. Atualmente, além da produção de livros em braile, a Fundação realiza atividades de apoio à inclusão nas áreas arquitetônica e audiovisual.
Atividade parlamentar
Para aumentar a inclusão no ambiente escolar, na atual legislatura da Alesp, foram sancionadas leis da Casa voltadas para essa população. Entre elas, está a Lei 17.798/2023, de autoria da deputada Andrea Werner e que proíbe a limitação no número de crianças e adolescentes com transtornos do desenvolvimento em sala de aula. Também foi aprovada a Lei 17.579/2023, de autoria da deputada Solange Freitas (União), que garante um Protocolo Individualizado de Avaliação para estes jovens.
A deputada Solange defende que ainda é necessário um trabalho constante para que a Lei seja aplicada na prática, o que envolve o diálogo com as instituições escolares e a apresentação dos benefícios que ela pode trazer. "O trabalho é diário. Quando se fala em inclusão, precisamos também falar em permanência", comenta.
Notícias relacionadas
- Funcionários com deficiências ocultas ou TEA podem solicitar o cordão de girassol ou quebra-cabeça
- Comissão dá aval à criação de programa de conscientização para pais de filhos com Síndrome de Down
- Vamos falar de acessibilidade e inclusão?
- ILP debate soluções para população em situação de rua no estado de São Paulo
- Alesp realiza Audiência Pública sobre Educação Inclusiva
- Audiência Pública na Alesp debate o Mês de Conscientização do Autismo
- 21 de Março: Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
- Fórum sobre o Autismo é realizado na Alesp: "Inclusão depende de capacitação"
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações