Na Alesp, mostra celebra legado histórico do Museu de Arte Sacra de São Paulo

Réplicas representativas do catolicismo foram digitalizadas e impressas em 3D antes de receberem acabamento em madeira e barro
03/12/2024 15:57 | Arte e Cultura | Fernando Mainardi - Fotos : Larissa Navarro

Compartilhar:

Exposição do Museu da Arte Sacra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338627.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição do Museu da Arte Sacra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição do Museu da Arte Sacra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338626.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição do Museu da Arte Sacra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338628.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição do Museu da Arte Sacra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338629.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição do Museu da Arte Sacra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338631.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Réplicas das mais representativas peças do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, digitalizadas, impressas em 3D e finalizadas com um acabamento de alta qualidade estão expostas na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A mostra "Arte Sacra para Ver e Sentir" está aberta ao público até o próximo dia 13, das 8h às 20h, no Hall Monumental do Parlamento Paulista. O acesso é pela Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, e a entrada é franca.

Com curadoria de Mari Marino, as obras selecionadas são caracterizadas como arte do imaginário popular, pois, em sua maioria, foram feitas de barro e retratam a história da arte católica brasileira no período colonial.

"As imagens em barro ou terracota marcaram a arte brasileira, especialmente a paulista, nos primeiros séculos da colonização. O barro, material pouco utilizado em Portugal na época, foi amplamente empregado na confecção de artefatos domésticos pelos indígenas", explicou a equipe técnica do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

História

O Museu de Arte Sacra de São Paulo completou 55 anos de história em 2024. Criado em 1969, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo, ele é atualmente administrado pela Associação Museu de Arte Sacra de São Paulo.

O objetivo do MAS é promover e preservar o legado do catolicismo paulista, por meio de objetos de igrejas e capelas rurais. Além das exposições, o Museu realiza mais de 80 atividades anuais, que incluem palestras, cursos práticos e teóricos nacionais e internacionais, programações de festas populares, cafés teológicos, cine-debates, visitas temáticas, oficinas de criação artística e formação de profissionais nas áreas de educação e turismo.

Serviço:

Exposição: "Arte Sacra para Ver e Sentir"

Quando: até 13 de dezembro, das 8h às 20h

Local: Hall Monumental - Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 - Alesp

Entrada Franca

Confira as imagens da exposição aqui

alesp