Alesp aprova projeto que prevê assistência integral às mulheres no climatério e menopausa

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
05/12/2024 17:38 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Dani Alonso

Compartilhar:

Deputada Dani Alonso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-12-2024/fg338700.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na noite de quarta-feira, 05 de dezembro de 2024, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei 343/24, de autoria da deputada estadual Dani Alonso (PL). A proposta, que institui a Política Estadual de Conscientização e Atenção Integral à Saúde das Mulheres no Climatério e Menopausa, é um marco histórico para a saúde pública do estado, reafirmando o compromisso da parlamentar com o bem-estar das mulheres paulistas.

A iniciativa tem como objetivo oferecer um atendimento humanizado e especializado às mulheres que enfrentam o climatério e a menopausa, períodos marcados por mudanças físicas e emocionais significativas. O projeto prevê a realização de campanhas de conscientização, seminários, palestras e a capacitação de profissionais de saúde para atender as necessidades específicas dessas mulheres. Além disso, o PL inclui o acesso gratuito a medicamentos hormonais e não hormonais, exames diagnósticos e acompanhamento psicológico.

"Mulheres precisam ser vistas e ouvidas"

Segundo a deputada Dani Alonso, muitas mulheres ainda sofrem em silêncio com os sintomas dessas fases, que incluem ondas de calor, insônia, cansaço, depressão e até problemas graves, como osteoporose e doenças cardíacas.

"Essas mulheres precisam de um atendimento especializado e um suporte adequado, algo que o sistema de saúde atual ainda não oferece de maneira ampla e acessível. Esse projeto é um grande passo para mudar essa realidade e dar dignidade às mulheres de São Paulo", destacou Dani Alonso após a aprovação.

Impacto na saúde pública e na sociedade
Estima-se que o Brasil tenha cerca de 30 milhões de mulheres no climatério ou menopausa, muitas das quais enfrentam dificuldades de acesso à informação e aos tratamentos adequados. O projeto de Dani Alonso não só amplia o acesso a esses cuidados como também promove a Semana Estadual de Conscientização para Mulheres no Climatério e Menopausa, a ser realizada anualmente na primeira quinzena de março.

Essa iniciativa tem como objetivo sensibilizar a sociedade e oferecer mais informações sobre esses períodos, além de incentivar pesquisas científicas sobre a terapia de reposição hormonal e suas indicações. Com isso, espera-se um fortalecimento da rede pública de saúde e uma maior oferta de tratamentos adequados às mulheres.

"Uma luta pela dignidade e qualidade de vida"

Dani Alonso tem se consolidado como uma voz forte na Alesp em defesa das mulheres. O PL 343/24 reforça essa posição, marcando um compromisso contínuo com o atendimento humanizado e a promoção da saúde feminina.

"A minha luta é pela dignidade e qualidade de vida das nossas mulheres. Elas merecem um atendimento humanizado e especializado, e esse projeto é a prova do meu compromisso em cuidar de quem mais precisa", afirmou a deputada.

Com a aprovação do projeto, a expectativa é que o governador sancione a medida em breve, dando início à implementação dessa política transformadora. A aprovação unânime reforça o reconhecimento da importância do tema e o impacto positivo que trará para as mulheres e a sociedade como um todo.


alesp