Selo Agro-SP completa 25 anos com foco em segurança alimentar e competitividade
29/12/2024 07:30 | Qualidade | Da Redação - Fotos: Daniel Guimarães (SSA), Rodrigo Romeo e arquivo pessoal





O clima ameno da cidade de Ibiúna incentivou Anna Thereza Monte Alto a investir em charcutaria. A técnica milenar transforma carne de porco em produtos como embutidos, presuntos e salames. Temperatura e umidade influenciam o processo. Hoje as mercadorias fabricadas artesanalmente por Anna são comercializadas com certificação específica.
Batizada de Selo Agro-SP, a Lei 10.481/99 possibilita iniciativas como o certificado que "representa confiança, credibilidade e segurança" para Anna. A norma, de autoria do então governador Mário Covas e aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, completa 25 anos neste domingo (29). Tecnicamente, a legislação instituiu o Sistema de Qualidade de Produtos Agrícolas, Pecuários e Agroindustriais.
Titular da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) entre junho de 2021 e março de 2022, o deputado estadual Itamar Borges (MDB) enxerga a Lei do Selo Agro-SP como um instrumento fundamental para o agronegócio paulista, especialmente para produtores artesanais. "Essa certificação não só aumenta a visibilidade dos produtos, mas garante qualidade e facilita o acesso a novos mercados", ressalta o ex-secretário.
Reconhecimento
O Sistema de Qualidade é administrado pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), vinculada à SAA. O coordenador do órgão, Emilio Bocchino, explica que a Lei agrega iniciativas estratégicas para a sustentabilidade e competitividade do setor agrícola, como os selos Agro-SP e Artesanal. "É uma certificação criada para reconhecer práticas e produtos agrícolas sustentáveis e inovadores", destaca.
Amparada na Selo Agro-SP, a Codeagro consegue monitorar a cadeia produtiva da agropecuária paulista a partir dos padrões de qualidade estabelecidos. Atualmente, normas certificadoras emitidas pela Coordenadoria já abarcam produtos como algodão, carne bovina e suína, café, cachaça e, mais recentemente, artesanais de origem animal.
"Receber o Selo [Agro-SP] Artesanal foi um reconhecimento, um grande incentivo para nós, produtores artesanais paulistas", salienta Anna Thereza, fundadora da De Paula Charcuterie. A produtora artesanal recorda que para obter o certificado, que é concedido gratuitamente pelo Governo paulista, precisou apenas "comprovar boas normas de fabricação e ter os registros adequados".
Boas práticas
A adesão ao Sistema é facultativa. Um dos primeiros passos é estar registrado no Serviço de Inspeção do Estado de São Paulo (Sisp). Atualmente, mais de 600 estabelecimentos estão cadastrados no Serviço. Desse total, a cadeia de carne responde por 311 registros, seguida da leiteira (152), ovos (56), pescados (51) e mel (31).
Para incorporar o Selo ao rótulo comercial das mercadorias, os produtores rurais e agroindustriais devem seguir diretrizes como redução da emissão de gases do efeito estufa, sustentabilidade (econômica, social e ambiental), bem-estar animal, além de boas práticas de produção agropecuária.
"O Selo visa incentivar os agricultores a adotarem práticas que não apenas aumentem sua produtividade, mas também respeitem o meio ambiente", reforça Emilio Bocchino.
Valorização
A política paulista de certificação de qualidade, respaldada pela Lei 10.481/99, é vista por produtores como Sérgio Mahfuz como uma oportunidade de tornar o produto agrícola mais rentável e atrativo. Ele trabalha com leite de cabra e derivados, como queijos e iogurtes, em São José do Rio Preto.
Mahfuz já vislumbra benefícios de ter os laticínios com a qualidade atestada. "Nossa expectativa é de maior segurança para o consumidor. É um selo de confiança, valorizando mais o produto artesanal paulista", afirma o criador da Caprimilk, uma das empresas mais modernas da caprinocultura nacional.
Maria Cristina Veronezi, que produz linguiça suína de forma artesanal na cidade de Dumont, também acredita que o Sistema de Qualidade favorece os pequenos produtores do estado. "É um selo que vai agregar valor, dando aval aos nossos produtos artesanais", diz a proprietária da Casa Veronezi.
Notícias relacionadas
- Nova Loja de Conveniência da Afalesp: praticidade a poucos passos de você
- Com sucesso de público, 23ª Semana da Saúde foca no bem-estar integral dos servidores
- Alesp cria rotas de cicloturismo, incentiva competições e estimula mobilidade urbana
- 2ª Corrida e Caminhada Alesp: encerramento da Semana da Saúde estimula prática de exercícios
- Audiência pública na Alesp debate restrição do comércio de alimentos ultraprocessados nas escolas
- Alesp lança Frente Parlamentar dedicada à saúde do sono
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações