Artigo: Inflação de alimentos no Governo Lula
03/02/2025 15:29 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Luiz Claudio Marcolino


Falar sobre inflação sempre requer muito cuidado porque é assunto crucial, que mexe com o poder de compra do trabalhador e da trabalhadora. Mas, além de analisar o índice geral do IPCA (inflação oficial do país), é preciso uma compreensão mais aguçada acerca da estrutura do indicador, onde destaco o Subgrupo "Alimentação no Domicílio" (dentro do Grupo "Alimentos e Bebidas"), justamente por ser o ponto mais sensível às famílias de menor renda, que comprometem maiores proporções de seus rendimentos em tal categoria.
Em 2024, enquanto o IPCA geral acumulou alta de 4,83%, o referido Subgrupo "Alimentação no Domicílio" variou bem mais, 8,23%, o que naturalmente preocupa o Presidente Lula. Tanto preocupou que ele até já convocou o Ministério para cuidar especificamente de inflação de alimentos, mas sem medidas pirotécnicas, como as que marcaram o fracasso no combate a hiperinflação da década de 1980.
Entre as causas para o movimento indesejado podemos assinalar crise climática, perdas de produtividade, mercado externo, taxa de câmbio e demanda doméstica felizmente aquecida pelo mercado de trabalho robusto. Para 2025, além de medidas em estudo nos Ministérios, a acomodação do cenário de câmbio que vem se desenhando e uma provável maior safra de grãos no Brasil têm o poder de trazer de volta o índice geral e a inflação de alimentos aos patamares mais confortáveis e condizentes com a força da economia brasileira.
Contudo, a análise econômica também exige contemplarmos referências ao cenário. Nesse sentido, podemos verificar que, enquanto no Governo Lula III a inflação de Alimentação no Domicílio marcou, em média, 3,76% ao ano (capitalização composta), por conta do conjunto de queda de 0,52% em 2023 e alta de 8,23% em 2024; durante os quatro anos do Governo Bolsonaro a população brasileira foi submetida a inflação média, no mesmo Subgrupo, de 11,79% ao ano, pelos mesmos critérios. Isso nos permite afirmar que o Governo Lula III, até a metade do mandato, já reduziu a inflação de "Alimentação no Domicílio" a um terço do cenário proporcionado por Bolsonaro, o que é muito significativo.
Dentro da inflação de alimentos, um dos maiores responsáveis pela variação foi o item "Carnes", que variou 20,84% em 2024, depois de cair 9,37% em 2023, o que equivale a uma variação média 4,65% ao ano, exatamente entre as inflações geral de 2023 (4,62%) e 2024 (4,83%).
Com isso chegamos a velha provocação da famosa picanha de volta ao churrasco, que, na verdade, é uma metáfora para representar a importância que o Presidente Lula confere ao sagrado direito dos trabalhadores e trabalhadoras ao descanso e lazer. Ela pode ainda não ter chegado a todas as mesas, como deseja o Presidente, mas felizmente não temos mais notícias da desumana fila de ossos trazida pelo Governo Bolsonaro, o que é, sem dúvida, infinitamente mais nobre e humanitário.
Por outro lado, um dos grandes desafios da economia, em especial aos países emergentes, é o de conciliar inflação com crescimento econômico. E por esse agregado macroeconômico as análises também favorecem ao atual governo, já que enquanto no Governo Bolsonaro a taxa média de variação do PIB foi 1,38% ao ano (capitalizado); nos dois anos do Governo Lula a variação média, pelos mesmos critérios, foi de 3,35% ao ano, mais que o dobro.
Isso é facilmente refletido na menor taxa de desemprego registrada em toda a série histórica, que traz renda e dignidade aos brasileiros. Portanto, o dobro do crescimento econômico com um terço da inflação para as classes de menor renda, chancelam o emblemático posicionamento de sempre do Presidente Lula, de que "o povo não é o problema, mas a solução para a economia".
Deputado Estadual Luiz Claudio Marcolino (PT) é economista, vice-presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), e coordenador de três Frentes Parlamentares ativas na Alesp: Pelo Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia, Inovação e sua Integração com o Mercado de Trabalho; Pelo Desenvolvimento e Proteção à Pesca Artesanal e Aquicultura; Pelo Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas e Consórcios Intermunicipais do Estado de São Paulo.
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações