Deputada pede derrubada de veto a projeto que cria 'PIB da Vassoura' em SP
06/02/2025 15:59 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Ana Perugini

Texto que propõe reconhecimento do trabalho doméstico não remunerado no estado foi aprovado pela Assembleia Legislativa e vetado pelo Governo do Estado
A deputada Ana Perugini (PT), vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Assembleia Legislativa de São Paulo, está conversando com deputados e deputadas do parlamento paulista, no sentido da derrubada do veto do governo estadual ao projeto de lei 102/2024, de sua autoria, que prevê a criação do "PIB da Vassoura".
A proposta prevê a inclusão da economia do cuidado no Sistema de Contas Estaduais, para mensurar o impacto do trabalho doméstico não remunerado, realizado majoritariamente por mulheres, na economia paulista.
O texto foi aprovado pela Alesp no início de dezembro, em decisão unânime, antes da saída para o recesso, com aval das comissões. Levado ao Executivo, o projeto foi barrado pelo então governador em exercício, Felicio Ramuth (PSD), em 30 de dezembro.
A aplicação do veto durante o recesso tirou tempo hábil para articulação de sua derrubada. Com a volta dos trabalhos no parlamento, na última segunda-feira (3), restou apenas uma semana para dialogar com os parlamentares.
Votos necessários
Para derrubar o veto, o projeto precisa de aprovação de 48 dos 94 deputados - maioria absoluta (metade mais um).
"Nós precisamos aprovar este projeto, porque a discussão sobre o tema se faz cada vez mais inadiável. O Brasil e o mundo inteiro discutem igualdade de gênero e reconhecimento do trabalho doméstico, e a Alesp tem a chance de sair na frente e aprovar esta lei que favorece toda a população", avalia a deputada, que usou a tribuna da Alesp na tarde de quarta-feira (5) para defender a derrubada do veto.
O que diz o texto?
O projeto determina que o Estado inclua em seu sistema de contas a economia do cuidado, ou seja, todo o trabalho de cuidado não remunerado, que inclui limpeza de casa, cozinhar, lavar, passar, fazer mercado e cuidar de idosos e crianças, por exemplo.
Quando apresentado no Congresso Federal, em 2017, o PIB da Vassoura suscitou o debate sobre o trabalho não remunerado. À época, a deputada foi convidada pela ONU (Organização das Nações Unidas) para falar sobre o projeto num congresso no México.
Além de não reconhecido, o trabalho de cuidado é esmagadoramente atribuído às mulheres, que correspondem a mais de 90% de toda a mão de obra, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
"O trabalho de cuidado é atribuído à mulher desde a infância. As pessoas dizem que é um trabalho ?feito por amor?, por vocação, mas isso leva muitas mulheres a viverem sem uma perspectiva de futuro, sem direitos e sem reconhecimento. Aprovar o PIB da Vassoura é importante para que saibamos o quanto desse trabalho, que estrutura toda a sociedade, vale em termos de PIB", explica a deputada.
Corrida contra o tempo
Após os 30 dias de veto, completos no último dia 30 de janeiro, o PL é levado a plenário para que os deputados e deputadas decidam sobre a manutenção ou não da posição do governo. A estimativa é de que a votação ocorra na próxima semana.
Em uma corrida contra o tempo para reverter a situação, Ana Perugini faz um apelo aos seus colegas de parlamento. "Temos a chance de colocar a Alesp à frente de todo o país na discussão sobre a economia do cuidado, de alçar a Casa a uma discussão internacional, além de estarmos contribuindo com o bem-estar de boa parcela da população paulista. Por esses motivos é importante que aprovemos o PIB da Vassoura", diz.
Na justificativa para o veto, o governo alegou que o texto é inconstitucional, já que cria, em tese, uma despesa ao Executivo, configurando vício de iniciativa.
A Alesp, no entanto, tem competência para delegar ações ao Executivo, se assim o parlamento interpretar. De acordo com a deputada, o PIB da Vassoura não cria gastos ao Executivo, uma vez que a Fundação Seade (responsável pelo trabalho estatístico e de dados no estado) já faz a aferição do PIB estadual e teria apenas que incluir na contagem o trabalho não remunerado.
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações