Em defesa da comunidade judaica, deputado cria pacote anti-Hamas no Estado de São Paulo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
06/02/2025 17:15 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Guto Zacarias

Compartilhar:

Deputado Guto Zacarias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg340308.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Iniciativa propõe medidas inspiradas na segurança israelense, incluindo endurecimento da atuação da PM paulista

O deputado estadual Guto Zacarias (União-SP) protocolou nesta semana um conjunto de projetos que visam celebrar e aprimorar o relacionamento entre o Estado de São Paulo e o Estado de Israel. O pacote de medidas busca melhorar diversos temas políticos, criando um ambiente de cooperação e inovação que contribua para o desenvolvimento econômico, social e cultural através de parcerias estratégicas e troca de conhecimentos entre os dois países.

Uma das propostas autoriza que o Estado de São Paulo celebre convênios com o Estado de Israel e suas Forças de Segurança, permitindo que a Polícia Militar de São Paulo receba treinamento especializado contra terrorismo. A medida visa aprimorar as técnicas de segurança do estado, prevenindo e reprimindo atividades do crime organizado. A cooperação com Israel, que possui vasta experiência no combate ao terrorismo, pretende melhorar os métodos investigativos e de ação, resultando em maior segurança para a população.

"São Paulo tornou-se uma referência no combate ao crime organizado nos últimos anos, cuja atuação vem sendo respaldada e elogiada pela aprovação dos paulistanos. O fortalecimento da inteligência e da capacidade técnica das forças de segurança promoverá maior efetividade no combate à criminalidade" disse o vice-líder de Tarcísio.

O parlamentar também protocolou um projeto que altera a Lei Estadual nº 17.157, de 2019, estabelecendo punições para condutas antissemitas e diretrizes para a adesão do Estado às normas da International Holocaust Remembrance Alliance (IHRA). A iniciativa fundamenta-se na necessidade de fortalecer medidas preventivas contra a intolerância e preservar a memória do Holocausto.

Daniel Bialski, ex-vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), também comentou a iniciativa: "O Deputado Guto Zacarias é um ícone no combate a intolerância e felizmente propôs medidas que hoje são mais do que necessárias para frear o assustador crescimento do antissemitismo".

No âmbito da Assembleia Legislativa, institui-se a Medalha Oswaldo Aranha, uma honraria destinada a reconhecer e valorizar indivíduos que se destacaram na defesa da existência, segurança e legitimidade do Estado de Israel, bem como no combate ao terrorismo e no apoio às suas vítimas.

Datas Comemorativas

O pacote inclui a instituição de duas novas datas comemorativas em São Paulo: o 14 de maio, em celebração ao Estado de Israel, e o Ano Novo Judaico (Rosh Hashaná), no primeiro dia do calendário judaico. A proposta reconhece a significativa contribuição cultural, econômica e social da comunidade judaica em São Paulo e promove a valorização da diversidade religiosa e cultural no estado.


alesp