Na Alesp, mulheres são homenageadas por contribuição ao samba do estado de São Paulo

Figuras da cultura paulista receberam diploma de Baluarte de Ouro da República Brasileira e título de Imperatriz do Samba do Estado de São Paulo
24/02/2025 18:48 | Cultura | Gabriel Sanches - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Estandartes das escolas de samba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg340943.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Imperatrizes e baluartes do samba de SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg340965.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rômulo Fernandes (PT): valorização<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg340966.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Stellita Marcia Oliveira: cultura negra<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg340967.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Angelina Basílio: reconhecimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg340968.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sambistas no Auditório Paulo Kobayashi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg340944.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Símbolo da cultura negra e reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial paulista, o samba foi celebrado na noite da última sexta-feira (21) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Um ato solene homenageou membros da comunidade com mais de cinco décadas de dedicação ao ritmo e marcou o cinquentenário da Flor Mulher do Samba.

Organizado pelo Império das Baluartes do Samba do Estado de São Paulo, o encontro reuniu sambistas, dirigentes de escolas e personalidades do carnaval para destacar a trajetória das homenageadas e a importância do reconhecimento ainda em vida. O deputado Rômulo Fernandes (PT) também marcou presença e exaltou a importância do samba na identidade cultural do país.

"A cultura nacional tem o samba, enquanto música, como o seu maior baluarte", destacou o parlamentar. "Participar dessa festa e fazer um reconhecimento dessa cultura brasileira e, principalmente, reforçar as mulheres nesse quadro é muito importante", concluiu Fernandes.

A presidente do Império das Baluartes do Samba, Stellita Marcia Oliveira, ressaltou a relevância da homenagem realizada no Parlamento Paulista. "É com grande alegria e satisfação que o samba, mais uma vez, recebe o devido reconhecimento", afirmou. "O Poder Público de São Paulo está cumprindo seu papel ao valorizar a cultura negra, a mulher e o sambista."

Valor imenso

Entre as homenageadas da noite estava Inaiá Maria Delphino Neves, do Grêmio Recreativo Escola de Samba Camisa Verde. Com uma trajetória iniciada em 1972, ela integra a velha guarda da escola desde 2006 e, agora, recebeu o título de Imperatriz do Samba do Estado de São Paulo. "Este evento tem um valor imenso para nós, mulheres, que fizemos do chão das escolas de samba a nossa vida", declarou.

Atual presidente da escola de Samba Rosas de Ouro, Angelina Basílio ressaltou a valorização da mulher contrastando com as dificuldades enfrentadas no início de suas trajetórias no samba. "Quem imaginaria, 50 anos atrás, quando ensaiávamos nas ruas e sofríamos muito preconceito por ser de escola de samba, que seríamos nomeadas imperatrizes na Alesp", disse.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela TV Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp