SP pode ter lei que cria carteira digital com histórico de medicamentos dos pacientes

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
26/02/2025 16:25 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Emidio de Souza

Compartilhar:

Deputado Emidio de Souza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg341022.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O projeto de lei, de autoria do deputado estadual Emidio de Souza, que prevê a criação da carteirinha de medicamentos foi enviado para análise do governador Tarcísio de Freitas, na semana passada.

Aprovado em dezembro pela Alesp, o PL prevê a criação de uma carteirinha de medicamentos, tanto física quanto digital, com todo o histórico de medicamentos prescritos para os pacientes, tornando-se uma ferramenta similar à carteirinha de vacinação.

A proposta visa promover a segurança e o bem-estar dos pacientes através de controle adequado do uso de medicamentos prescritos, evitando os riscos de internações por intoxicação medicamentosa.

Autor da proposta, o deputado Emidio avalia que a lei pode representar um grande avanço, pois aperfeiçoa o sistema de saúde e garante mais segurança para os pacientes. "A carteirinha de medicamentos é uma iniciativa muito positiva que vai ajudar a salvar vidas. Muitas vezes a interação de medicamentos, em vez de ajudar a preservar a saúde do paciente, acaba causando mais problemas e esse projeto visa acabar exatamente com isso", explica o deputado.

O projeto de lei está com o governador Tarcísio de Freitas que tem 15 dias para sancionar ou vetar a proposta.


alesp