Deputada destina R$100 mil para Programa de Contracepção de Longa Duração de Vinhedo pela UNICAMP

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
26/02/2025 18:15 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Marina Helou

Compartilhar:

Deputada Marina Helou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-02-2025/fg341025.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Uma emenda parlamentar da deputada estadual Marina Helou (Rede) vai possibilitar a avaliação de um programa inovador de contracepção com métodos de longa duração (LARCs) implantado pela cidade de Vinhedo. Serão R$100 mil empenhados para a ação. O projeto, que tem sido referência na rede de saúde da cidade, será analisado pelos alunos do curso de Gestão Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP, que escolheram o município como objeto de estudo sobre os impactos e perspectivas da política pública de contracepção no SUS.

"Os métodos contraceptivos são fundamentais para a saúde e autonomia da mulher e, no longo prazo, também têm impacto sobre as políticas de primeira infância. Com a avaliação do programa poderemos aprimorar seus impactos e o potencial de alcance para cada vez mais atendimentos", declarou a deputada Marina Helou.

Implantado em 2020, o programa foi criado com foco em mulheres com patologias como miomas ou sangramentos severos, com o objetivo de evitar procedimentos cirúrgicos e promover a saúde feminina. Com a ampliação do programa no ano passado, a iniciativa passou a beneficiar mulheres até 35 anos, com ou sem patologias, oferecendo acesso gratuito a métodos contraceptivos modernos, como sistemas intrauterinos e implantes subdérmicos. Até o momento, cerca de 500 pessoas foram atendidas pelo projeto.

"A avaliação é uma etapa essencial no ciclo das políticas públicas, pois permite medir impactos, corrigir rumos e aprimorar ações. O estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas sobre a distribuição gratuita dos dispositivos de nova geração em Vinhedo trará dados concretos para garantir que essa iniciativa continue beneficiando nossa população com eficiência, graças a Emenda Impositiva da brilhante deputada Marina Helou. É um grande feito para nós, administradores públicos!", comentou a vereadora Nayla de Souza.

Vinhedo se destaca como uma das únicas cidades da região a realizar a distribuição gratuita de dispositivos de nova geração, que possuem liberação hormonal e são considerados seguros e de longa duração, sendo indicados para mulheres de todas as idades. O estudo conduzido pelos alunos da UNICAMP aprimora seus resultados, analisando seu impacto para a redução de casos de gravidez indesejada, os efeitos financeiros tanto para as famílias quanto para o orçamento municipal, e a qualidade de vida das pacientes.

A pesquisa fornecerá dados valiosos sobre a eficácia e os benefícios de iniciativas públicas voltadas à saúde da mulher, contribuindo para o aprimoramento de políticas públicas no estado e no Brasil. A emenda da deputada Marina Helou reforça o compromisso da parlamentar com a saúde pública de qualidade e a promoção de políticas que garantam o direito à saúde reprodutiva para todas as mulheres.


alesp