Alesp celebra os 100 anos de Inezita Barroso, a Rainha da Música Caipira Brasileira

Neta da cantora, Paula Maia relembra momentos ao lado da avó "diferente e famosa"; Assembleia Legislativa realiza tradicional premiação em sua homenagem no dia 14
07/03/2025 15:56 | Ícone da nossa gente | Tom Oliveira - Fotos: Acervo Alesp e arquivo pessoal

Compartilhar:

Inezita Barroso no Plenário Juscelino Kubitschek<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341405.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A neta Paula em entrevista à Rede Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341343.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Inezita com a família<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341344.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Inezita com os bisnetos Luana e Fernando<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341345.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Prêmio Inezita Barroso acontece no dia 14<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341346.png' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Esta semana foi especial para os amantes da música caipira e para os fãs da inesquecível Inezita Barroso, dona de uma voz inconfundível e consagrada como a "Rainha da Música Caipira do Brasil". Se estivesse viva, a artista completaria 100 anos, deixando um legado imensurável para a cultura popular brasileira. Ao longo de sua trajetória, ela foi uma das maiores responsáveis por preservar e divulgar a autêntica música sertaneja de raiz.

Inezita marcou gerações ao ser uma das poucas mulheres a se destacar no universo da música caipira. Por quase 35 anos, comandou com maestria o programa Viola, Minha Viola, da TV Cultura - um clássico nas televisões de quem cresceu no campo. Seu repertório era um tributo à tradição: modas de viola, canções folclóricas e histórias que celebravam a vida e o trabalho no interior.

Mesmo com uma rotina intensa entre palcos e estúdios, Inezita sempre se dedicou à família. "Ela era uma avó muito especial. Não era aquela avó que ficava em casa cozinhando para os netos, mas sempre fazia questão de nos levar a restaurantes e garantir a pizza em casa", relembra Paula Leme Maia, sua neta.

Em entrevista ao programa Alesp em Pauta, da Rede Alesp, Paula destaca o maior ensinamento deixado pela avó: o respeito ao próximo. "Ela tratava todas as pessoas de forma igual. A gente via essa humildade, paciência e escuta ativa no trato dela", conta. "Se hoje sou psicanalista e tenho essa preocupação com o outro, acredito que herdei dela."

Foi apenas após a morte de Inezita, em 8 de março de 2015, aos 90 anos, que Paula percebeu a grandiosidade de seu legado. "Na missa de sétimo dia, vi que ela tinha um público muito fiel, que nunca a abandonou."

Rainha da Música Sertaneja

Com uma voz inconfundível, Inezita imortalizou sucessos como Lampião de Gás, Marvada Pinga e Moda da Pinga. Ao longo de sua carreira, gravou mais de 80 discos, consolidando-se como um dos maiores nomes da música brasileira.

Nos anos 1950, também brilhou no cinema, atuando em filmes como Mulher de Verdade (1953) - pelo qual recebeu o prêmio Saci de Melhor Atriz -, É Proibido Beijar (1954) e Carnaval em Lá Maior (1955). Além de seu icônico programa na TV Cultura, apresentou também um programa musical homônimo no SBT, exibido aos domingos de manhã.

Prêmio Inezita Barroso: uma homenagem à cultura caipira

Desde 2017, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realiza anualmente o Prêmio Inezita Barroso, uma honraria destinada a artistas que se destacam na preservação e difusão da música caipira paulista. A escolha dos premiados é feita pelos deputados e deputadas da Comissão de Educação e Cultura.

Neste ano, o evento será ainda mais especial, celebrando o centenário da cantora. "Inezita Barroso e sua musicalidade representam o que há de mais sublime e belo na alma paulista. O prêmio nos remete a essa personagem incrível da cultura brasileira", afirma a deputada Professora Bebel (PT), atual presidente do colegiado.

Os homenageados de 2025

A lista de premiados do Prêmio Inezita Barroso 2025 já foi divulgada. A Sessão Solene será realizada na sexta-feira, dia 14 de março, às 10h, na Alesp.

1- Tiago Bellini

2- Edu Oliveira

3- Toninho da Viola

4- Orquestra Municipal de Viola Caipira

5- Dupla João Augusto e Samantha

6- Orquestra de Viola "Cidade das Águas"

7- Orquestra de Violeiros "Crescer no Campo"

8- Fabíola Beni

9- Orquestra de Violeiros de Mauá

10- Cantor Milionário

11- Luiz Palombo

12- Arnaldo Freitas

13- Leila Moreira Assis

14- Orquestra Feminina de Viola Caipira de Santa Bárbara D?Oeste

15- Instituto Du Catira

16- José Dercídio dos Santos - O Praense

17- Tião e Gonzagão - André Moraes e Jackson Ricardi

18- Bete Bissoli

19- Fabricio Ramos

20- Yuri Garfunkel

alesp