Deputada realiza mutirão na Ponta da Praia, em Santos, para divulgar projeto de lei

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
10/03/2025 14:49 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Solange Freitas

Compartilhar:

Mutirão na Ponta da Praia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341500.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Estado de São Paulo tem enfrentado frequentes ondas de calor e o tema tem chamado a atenção da deputada estadual Solange Freitas (União Brasil). No último sábado (8/3), a parlamentar realizou um mutirão na Ponta da Praia, em Santos, em parceria com a startup "Acqua For Me" para divulgar o PL 1.596/2023. O projeto de lei, apresentado pela parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), determina a obrigatoriedade de fornecer água potável em shows e eventos com público superior a 500 pessoas realizados no Estado.

A proposta tem como objetivo evitar tragédias como a ocorrida em novembro de 2023, no Rio de Janeiro, quando uma jovem morreu por exaustão térmica (superaquecimento do corpo causando dilatação dos vasos sanguíneos). Na ocasião, a vítima estava em um show da cantora norte-americana Taylor Swift, onde a temperatura chegou a mais de 40°C, com sensação térmica próxima a 60°C. Segundo relatos na época, o evento não disponibilizou "ilhas de hidratação" para o público.

"Estamos tendo verões cada vez mais intensos e ondas de calor frequentes. Este projeto garante saúde e bem-estar às pessoas que participam desses eventos de médio e grande porte. Por isso, ações como essa são importantes para mostrar que, em dias de calor como hoje, as ilhas de hidratação são fundamentais", declarou Solange Freitas.

O empresário Leonardo Goriscai, idealizador da startup "Acqua For Me", também esteve presente na ação. A empresa, lançada em 2024, promove a distribuição gratuita de água engarrafada e destaca o compromisso com a sustentabilidade. "Hoje, distribuímos água gratuitamente em diversos pontos do Brasil para que as pessoas estejam sempre hidratadas. Por isso, apoiamos o projeto de lei da deputada. Inclusive, essa lei não impactará os valores dos ingressos dos grandes eventos, pois existem formas de angariar patrocinadores para essas iniciativas", explicou Goriscai.

Durante o evento, cerca de 200 garrafas de água foram distribuídas gratuitamente no calçadão da Ponta da Praia, em frente à escultura "Eu Amo Santos".


alesp