Após ampliarem arrecadação sem novos impostos, auditores fiscais recebem reconhecimento na Alesp

Incremento de quase 15% na receita paulista em 2024 ocorreu sem aumento de carga tributária; entidades apontaram eficiência do sistema e combate à sonegação
11/03/2025 16:38 | Fisco Paulista | Da Redação - Fotos: Marco A. Cardelino

Compartilhar:

Participantes ressaltam eficiência do Fisco de SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341579.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pignatari: crescimento sem aumento de impostos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341562.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Zuliani: missão de cuidar da arrecadação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341563.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mônica: sem auditor todo mundo perde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341564.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ligia: dinheiro sonegado tem que ser restituído<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341565.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O crescimento recorde da arrecadação tributária de São Paulo foi destaque na audiência pública da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, realizada nesta terça-feira (11), por iniciativa do deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB). Em 2024, os tributos recolhidos ao Tesouro paulista atingiram a cifra de R$ 275 bilhões, um aumento de 14,5% em relação ao ano anterior (R$ 240 bilhões). Pignatari destacou o fato de o incremento significativo da receita ter ocorrido "sem aumento da carga tributária".

Entidades representativas dos auditores fiscais paulistas, como Sinafresp e Afresp, destacaram a contribuição dos servidores públicos para esse resultado histórico. "Essa categoria é comprometida com a sua missão de cuidar da arrecadação e de buscar os impostos gerados", declarou o presidente do Sindicato, Devanir Zuliani, acrescentando que existe "toda uma engrenagem: é Alesp fazendo leis, é Governo e empresários trabalhando."

Na mesma linha, a vice-presidente da Afresp, Mônica Paim, ressaltou a colaboração do Fisco para garantir a eficiência do sistema tributário paulista e, por tabela, contribuir para o crescimento socioeconômico de São Paulo. "Sem a gente [os auditores fiscais] o Estado perde, a população perde, todo mundo perde", disse a presidente em exercício da Associação - o titular Rodrigo Spada está de férias.

A auditora Ligia Sabaraense destacou o esforço dos servidores da Fazenda para evitar a sonegação fiscal. "Quem está embolsando o tributo que não foi pago? O próprio sonegador. É papel do Fisco combater a concorrência desleal. Esse dinheiro tem que ser restituído aos cofres públicos e com rigor", disse. Nesse ponto, Zuliani avalizou o argumento de Lígia ao afirmar que a evasão fiscal prejudica o ambiente de negócio para o empresariado.

No encerramento da audiência, Sinafresp e Afresp apresentaram reivindicações voltadas à necessidade de reconhecimento profissional (para ativos, aposentados e pensionistas) e de valorização remuneratória. Também cobraram diálogo aberto e transparente com o Governo do Estado.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão realizada pela TV Alesp:

Confira a galeria de imagens

alesp