Na Alesp, cerimônia apresenta para o público a exposição 'Mulheres'

Coletânea de obras da artista Daisy Américo representa o cotidiano e a ancestralidade das mulheres na luta por igualdade; exibição acontece até o dia 20 de março no Espaço Heróis de 32
14/03/2025 17:53 | Arte | Gabriel Eid - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

Evento aconteceu no Espaço Heróis de 32<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341759.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daisy Américo, artista visual e criadora das obras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341760.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Iara Bento, coordenadora do SOS Racismo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341728.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Beleza sem padrão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341764.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Pioneirismos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg341765.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na noite desta quinta-feira (13), a apresentação da exposição 'Mulheres' para o público. Realizada pela artista catarinense Daisy Américo, a coletânea traz pinturas que representam cenas cotidianas da realidade das mulheres e a ancestralidade de lutas por direitos e igualdade.

Daisy Américo exerce o ofício de artista visual há quinze anos e já expôs por dois anos consecutivos na CasaCor. Suas obras trazem referências a movimentos contra o assédio, relações abusivas e também tratam do empoderamento financeiro feminino, especialmente entre as mulheres negras.

"A exposição traz um recorte de protagonismo da mulher através de sua identidade política e processos históricos que são vivenciados através das gerações", conta a artista.

Pertencimento

Integrantes da Casa Neon Cunha, centro de acolhimento para pessoas LGBT+ em São Bernardo do Campo, visitaram a exposição e assistiram a cerimônia, aproveitando para conhecer as dependências da Alesp. Priscila Schoof, representante de comunicação da instituição, contou que o evento foi de muita importância para trazer bagagem e inspirar a transformação social através da política.

"Isso possibilitou que muitas pessoas em situações de vulnerabilidade estivessem aqui - que é a Casa do Povo - pela primeira vez. Muitos não sabem que esse espaço é aberto ao público. Hoje o povo que já morou na rua conseguiu ocupar esse espaço. Espero que nossos rostos apareçam mais aqui e não mais nas estatísticas de violência", afirmou.

Sensibilidade

Zete Santis, do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema (Sindema), também visitou a mostra e se encantou com a sensibilidade para abordar temas importantes.

"A obra da Daisy mostra como a nossa luta pode ser representada através da arte: com simplicidade, alegria e retratando o dia a dia sem dor. Claro que a luta é árdua e dolorida por todas nós que somos oprimidas por tantas formas, mas nós procuramos trazer um pouco de leveza", opinou.

Ela também comentou sobre o quadro feito pela artista que retrata uma mulher indígena ocupando a presidência do Brasil e disse que a obra o fez pensar sobre como as barreiras encontradas por candidatas mulheres precisam ser enfrentadas.

Pioneirismo

Um dos quadros da exposição representa Theodosina Ribeiro, a primeira mulher negra a ocupar um mandato na Alesp e na Câmara Municipal de São Paulo. Advogada, lutou pelo direito das pessoas negras. Depois do término do seu mandato, fez parte da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Arte e política

O Cônsul Geral da Romênia no Rio de Janeiro, Florin Marian Palade, esteve presente para prestigiar a cerimônia e apontou que é importante o fortalecimento do vínculo entre arte, política e sociedade. Diretor de relações internacionais do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Vilton Soares de Souza completou afirmando que a Assembleia é o melhor lugar para receber uma exposição como essa.

Confira a galeria de imagens do evento

Serviço

Exposição "Mulheres"

Local: Espaço Heróis de 32

Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - São Paulo · CEP 04097-900

Quando: De 6 de março a 20 de março

Horário: De segunda a sexta, das 8h às 20h

Entrada gratuita

alesp