André do Prado é reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
17/03/2025 14:35 | Eleição da Mesa DIretora | Tom Oliveira - Fotos: Marco A. Cardelino

Com 88 votos, o deputado André do Prado (PL) foi reeleito, neste sábado (15), presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e segue a frente do maior Parlamento estadual da América Latina no biênio 2025-2026. O parlamentar teve como concorrente ao cargo a deputada Paula da Bancada Feminista (Psol), que recebeu 4 votos.
Com a função de organizar os trabalhos legislativos e administrativos da Casa, a Mesa Diretora da Alesp também contará com o deputado Maurici (PT), eleito 1º secretário, e com o deputado Barros Munhoz, (PSDB), escolhido 2º secretário.
Continuidade
Em seu primeiro discurso, André do Prado destacou os diversos avanços que a Assembleia Legislativa conquistou ao longo dos últimos dois anos, como a modernização da estrutura do Palácio 9 de Julho, sede da Alesp, e o lançamento de uma premiada cartilha comportamental de conscientização sobre práticas corretas no ambiente de trabalho.
O presidente reafirmou também a garantia de que o Parlamento estadual seguirá atuando com transparência, independência e compromisso com os interesses da sociedade paulista. "Nos últimos anos, trabalhamos incansavelmente para que esta Casa exercesse seu papel com protagonismo. Conduzimos votações fundamentais e promovemos debates que impactaram diretamente a vida dos paulistas, fortalecendo o papel do Legislativo no Estado", pontuou.
Presidente
André do Prado, 55, nasceu em Guararema, na Região Metropolitana de São Paulo e é formado em Análise de Sistemas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Começou sua carreira política em 1992, quando aos 23 anos foi eleito vereador de Guararema, cargo em que permaneceu por dois mandatos, até o ano de 2000.
Do Prado foi vice-prefeito de Guararema entre 2000 e 2004, período em que comandou também a Secretaria de Saúde do município. No último ano de seu mandato como vice-prefeito, se candidatou à prefeitura de Guararema e conquistou o cargo em que esteve à frente até o ano de 2008.
André do Prado foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2010 e está no seu quarto mandato na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo após ter sido eleito com 216 mil votos em 2022. O histórico o credenciou a se candidatar e a ser eleito presidente da Alesp no biênio 2023-2025.
1º secretário
Eleito 1º secretário, o deputado Maurici nasceu em Franco da Rocha, onde foi vereador e prefeito. Jornalista com mestrado em Administração, foi secretário de Comunicação e de Governo na prefeitura de Santo André entre os anos de 2001 e 2007.
O currículo de Maurici também inclui a presidência da Ceagesp - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, a vice-presidência da EBC - Empresa Brasil de Comunicação - e a diretoria da TV Brasil. Em 2022, Maurici foi eleito deputado estadual, com 121 mil votos, e está no seu segundo mandato.
2º secretário
Novo 2º secretário, Barros Munhoz está no sétimo mandato como deputado estadual, tendo sido eleito com 86 mil votos em 2022. Ao longo de sua longa trajetória política, foi prefeito de Itapira, além de secretário estadual da Agricultura e Abastecimento no Governo Fleury e ministro da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária na presidência de Itamar Franco. Em 1994 foi candidato a governador do Estado de São Paulo e obteve 1,5 milhão de votos.
Na Alesp, a história de Barros Munhoz tem como destaque os dois biênios consecutivos em que foi presidente do Parlamento: 2009-2011 e 2011-2013. Nesse período, em duas oportunidades, assumiu interinamente o cargo de governador. Em janeiro deste ano, assumiu a liderança da Federação PSDB/Cidadania na Casa.
Mesa substituta
Durante a sessão, os parlamentares da Alesp elegeram também o deputado Gilmaci Santos (Republicanos) como 1º vice-presidente; o deputado Milton Leite Filho (União) para 2º vice-presidente, o deputado Fábio Faria de Sá (Podemos) como 3º vice-presidente e o deputado Paulo Correa Jr. (PSD) para a 4ª vice-presidência. Os deputados Gil Diniz (PL) e Léo Oliveira (MDB) ocuparão, respectivamente, as 3ª e 4ª secretarias.
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações