Deputado propõe homenagem ao ciclista Vitor Medrado com renomeação de ciclovia em São Paulo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
20/03/2025 16:21 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Leonardo Siqueira

Compartilhar:

Deputado Leonardo Siqueira (Novo)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342065.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Parlamentar do Novo apresentou Projeto de Lei que sugere rebatizar a Ciclovia do Parque Linear Bruno Covas, na zona oeste, com o nome do ciclista assassinado brutalmente há cerca de um mês. Polícia anunciou prisão de dois suspeitos pelo crime

O deputado estadual Leonardo Siqueira (NOVO) protocolou Projeto de Lei nº 151/2025 na Assembleia Legislativa de São Paulo que propõe a denominação da Ciclovia do Parque Linear Bruno Covas, na capital paulista, como "Vitor Medrado". A homenagem visa perpetuar a memória do ciclista e treinador, morto tragicamente em um assalto no dia 13 de fevereiro, enquanto pedalava nas proximidades do Parque do Povo, no Itaim Bibi.

Vitor Medrado, de 46 anos, era uma figura conhecida e respeitada no meio ciclístico. Natural de Santa Luzia (MG), ele dedicou sua vida ao ciclismo, atuando como atleta e treinador, ajudando inúmeros ciclistas a aprimorarem suas técnicas e alcançarem seus objetivos. Sua morte gerou comoção nacional e levantou debates sobre a segurança dos ciclistas nas ruas de São Paulo.

O projeto de lei do deputado Leo Siqueira busca não apenas homenagear Vitor, mas também chamar a atenção para a necessidade de maior proteção e infraestrutura segura para os ciclistas na cidade. "Vitor Medrado era um exemplo de dedicação ao esporte e à comunidade ciclística. Renomear essa ciclovia é uma forma de manter viva sua memória e reforçar a importância de políticas públicas que garantam a segurança de quem escolhe a bicicleta como meio de transporte ou lazer", afirmou o deputado.

Tragédia e Justiça
O caso de Vitor Medrado ganhou destaque nacional após a divulgação das circunstâncias de sua morte. Ele foi abordado por dois homens em uma motocicleta, que o assaltaram e, mesmo sem reação, atiraram contra ele. O ciclista faleceu no local, e os criminosos fugiram.

Recentemente, os suspeitos de participação no crime foram presos, segundo a Secretaria de Segurança Pública. O irmão de Vitor, em entrevista, expressou alívio com a prisão, mas destacou a necessidade de justiça: "Espero que fiquem muitos anos presos. Isso não vai trazer meu irmão de volta, mas é um alívio saber que eles não estão mais nas ruas."

A Homenagem
A Ciclovia do Parque Linear Bruno Covas, localizada em uma das áreas mais movimentadas da capital e local de treinos de ciclistas, será rebatizada em memória de Vitor Medrado, caso o projeto de lei seja aprovado. A proposta já recebeu apoio de entidades ciclísticas, que veem na homenagem uma forma de manter viva a luta por mais segurança e respeito aos praticantes do esporte.

"Vitor era um exemplo de dedicação e paixão pelo ciclismo. Essa homenagem é mais do que justa e serve para lembrar a todos da importância de cuidarmos daqueles que escolhem a bicicleta como estilo de vida", destacou o deputado Leo Siqueira.

Próximos Passos

O projeto de lei segue agora para análise e votação na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A expectativa é que a proposta seja aprovada rapidamente, dada a relevância do tema e a comoção gerada pelo caso.


alesp