Agentes de segurança eleitos para prefeituras e câmaras paulistas são homenageados na Alesp

Mais de 200 representantes das forças de segurança estiveram presentes em Sessão Solene; protagonismo é atrelado também à credibilidade das corporações junto à população   
21/03/2025 17:16 | Protagonismo político | Da Redação - Fotos: Bruna Sampaio e Carol Jacob

Compartilhar:

Sessão Solene homenageou agentes eleitos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342131.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ao todo 244 integrantes foram homenageados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342161.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Danilo: vidas para defender pessoas desconhecidas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342123.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Derrite: ajuda com leis municipais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342124.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cássio: segurança jurídica para atuar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342126.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu uma Sessão Solene, nesta sexta-feira (23), para reforçar o protagonismo político de agentes da segurança pública eleitos para prefeituras e câmaras municipais em 2024. De acordo com levantamento do deputado Agente Federal Danilo Balas (PL), são 244 nomes no estado, que foram homenageados no Plenário Juscelino Kubitschek.

Os eleitos incluem militares (estaduais e das Forças Armadas), policiais (civis, penais, federais e rodoviários federais), bem como guardas civis municipais. Todos exercendo cargos de vereadores, vices ou prefeitos.

"Nossa história é muito semelhante. Dedicamos nosso tempo, ficamos longe de casa, enfrentamos o perigo e arriscamos as nossas vidas para defender pessoas desconhecidas e que talvez jamais conheceremos", disse Balas, que trabalhou mais de 30 anos nas polícias Federal e Militar antes de ingressar na política em 2018.

Outro membro da Alesp ligado ao segmento policial, o deputado estadual Capitão Telhada (PP) ressaltou o grau de confiabilidade alcançado pelas instituições que trabalham em defesa da população. "Nós todos fomos eleitos em razão sermos policiais, do que a gente significa para a sociedade, porque hoje falta credibilidade para os políticos e nós trazemos essa confiança", argumentou Telhada.

Demandas

O titular da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP/SP), Guilherme Derrite, prestigiou a solenidade da Alesp e elogiou o nível de conscientização institucional e de organização dos políticos vinculados ao segmento. "Esse processo de maturação, não só das instituições, mas daqueles que se submetem ao pleito eleitoral tem acontecido no estado e iniciativas como essa fortalecem essa evolução", pontuou o secretário.

Acenando para os homenageados, Derrite citou ações para atender demandas recorrentes das administrações municipais. Entre elas: o aumento de efetivo nas ruas (com a contratação de 23 mil policiais), a expansão do projeto Muralha Paulista para municípios pequenos sem videomonitoramento eletrônico e a implementação do Flagrante Remoto (medida para formalizar prisões sem o deslocamento de policiais entre as cidades).

Segurança jurídica

Derrite, que é deputado federal licenciado, também defendeu mudanças legislativas, inclusive, a partir de iniciativas locais. "Vocês podem ajudar com o Código de Conduta, com as leis municipais", afirmou, dirigindo-se aos prefeitos e vereadores presentes.

Em uma linha de raciocínio similar à do secretário, o comandante da PM paulista, coronel Cássio Araújo de Freitas, acrescentou que "não é possível prover segurança para a população se as instituições não tiverem segurança jurídica para atuar."

Cúpula

Além de Derrite e Freitas, outros integrantes da cúpula da SSP compareceram à solenidade da Alesp, a exemplo do delegado-geral Artur José Dian e do comandante do Corpo de Bombeiros, coronel PM Nilton Cesar Zacarias Pereira.

Outras presenças foram os deputados federais Vinicius Carvalho (Republicanos/SP) e Coronel Telhada (PP/SP), e o diretor-geral da Polícia Penal paulista, Rodrigo Andrade.

Assista à Sessão Solene na íntegra:

Confira mais imagens da Sessão Solene

alesp