Deputado homenageia mulheres paulistas na Alesp
26/03/2025 15:31 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben


A fim de reconhecer a importância do trabalho realizado pelas mulheres e suas inestimáveis contribuições na construção de uma sociedade mais justa e digna para todos, o deputado estadual Dirceu Dalben homenageou, na noite de segunda-feira (dia 24), vinte mulheres de diversas regiões do estado. O encontro aconteceu na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), no Auditório Teotônio Vilela, e reuniu lideranças femininas, autoridades e convidados em uma cerimônia marcada por reconhecimento e gratidão.
A homenagem destacou o protagonismo feminino em setores como saúde, educação, assistência e inclusão social, empreendedorismo, entre outros.
"Este é um encontro para agradecer e parabenizar as mulheres. Quero agradecer todas que aceitaram nosso singelo convite de receber essa homenagem, e através de vocês, queremos prestigiar e contemplar todas as mulheres, por tudo que vocês representam para nós, para a vida, para a sociedade", falou o deputado Dirceu Dalben, reforçando ainda seu compromisso com a valorização das mulheres e a construção de um futuro mais justo e igualitário para todas.
O encontro foi marcado por momentos emocionantes. As mulheres lembraram de suas lutas, suas trajetórias, suas motivações e deixaram palavras acolhedoras e de incentivo umas às outras.
"Muitas vezes, no trabalho que a gente faz, a gente fica se questionando, ?será que eu estou fazendo alguma coisa? É uma gota no oceano?. Mas como disse Madre Teresa de Calcutá: ?o oceano sem uma gota seria menor?. Então todas as mulheres, todas as pessoas fazendo um pouquinho, a gente consegue fazer muita coisa", falou a Professora e Doutora Angela Maria Bacha, médica e professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Esposa do deputado, Mara Dalben, também foi uma das homenageadas. Ela é cientista social e presidiu o Fundo Social de Solidariedade de Sumaré em quatro oportunidades, quando Dirceu Dalben foi prefeito (1997-2004) e quando o filho do casal, Luiz Dalben, foi prefeito (2017-2024). Mara reforçou sua admiração pelo esposo e parlamentar.
"Você, Dirceu, sempre foi uma pessoa maravilhosa, um pai maravilhoso, um marido excepcional. Você sempre lutou pelas causas e pelas pessoas. E quero aqui compartilhar com vocês, em 1997, o Dirceu era prefeito de Sumaré e ele foi um prefeito inovador naquela época. Ele teve seis ou sete mulheres secretárias municipais. Saber fazer, a gente sabe, mas muitas vezes não nos é dada a oportunidade. Neste dia especial, você, Dirceu, aqui homenageando novamente a nós, mulheres, quero dizer que você também é especial para nós, porque não é todo homem que tem essa sensibilidade, que nos dá voz, que nos respeita. Muito obrigada por tudo", falou.
A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) também estava entre as homenageadas e agradeceu Dalben. "São gestos de afeto, reconhecimento, que vêm de muitos lugares e é sempre uma grande emoção receber o carinho das pessoas. Mas quando este gesto vem de um outro parlamentar, e ainda por cima de um deputado que é de outro partido e outro campo político, isso é muito mais significativo para mim, quer dizer que estamos no caminho certo, que estamos fazendo política com respeito, com diálogo e, principalmente, seguindo os princípios da democracia", falou a deputada.
As homenageadas receberam certificados de honra ao mérito e placas de homenagem em reconhecimento ao trabalho realizado e o impacto positivo que geram em suas comunidades. O parlamentar também fez questão de homenagear e agradecer às mulheres colaboradoras de seu mandato, assim como à sua filha, Katherine Dalben, que sempre o auxilia voluntariamente.
Além das homenageadas e do público em geral, também participaram da cerimônia o Monsenhor Dr. José Eduardo Meschiatti, vice-presidente da Mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), o Profº e Dr. Oswaldo Grassiotto, diretor-executivo da Área da Saúde da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e o Dr. Jorge Curi, diretor do Departamento Regional de Saúde - DRS VII Campinas.
Todo o evento foi transmitido ao vivo pela TV Alesp e está disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=50wXfQt0xUY.
Confira as homenageadas:
- Adriana Costa Cristino, presidente da APAE de Sumaré.
- Ana Luiza Ferreira Meres, diretora executiva da Saúde na SCEI (Sociedade Campineira de Educação e Instrução), mantenedora da Puc-Campinas, Hospital Celso Pierro, Maternidade de Campinas, Centro de Pesquisa São Lucas e Hospital Veterinário PUC-Campinas.
- Ana Paula Di Domizio, empresária e vice-presidente da APAE de Campinas.
- Angela Maria Bacha, médica ginecologista, assessora docente na Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS) da Unicamp e professora na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.
- Carmen Lúcia Augusto Ferreira Martines, educadora de yoga e autoconhecimento de crianças, adolescentes, jovens e famílias de baixa renda na Fundação Eufraten, de Campinas.
- Diana Cristina dos Santos Oliveira, presidente do Instituto INCAF (Instituto Nacional Casa de Apoio a Família) de Monte Mor.
- Elaine Cristina de Ataíde, médica, primeira mulher a ocupar a superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp.
- Eliana Aparecida Luvison Miguel, comerciante, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Morungaba.
- Fernanda Karolino, empresária, artista plástica e ativista cultural e presidente do Instituto Júlio Karolino, que desenvolve projetos voltados para a capacitação de jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social.
- Mara Dalben, esposa do Deputado Estadual Dirceu Dalben, cientista social, foi quatro vezes presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sumaré (1997-2004 e 2017-2024).
- Leci Brandão, deputada estadual, cantora, compositora e uma das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira. Dedica-se à promoção da igualdade racial, ao respeito às tradições africanas, à defesa da cultura popular brasileira, das populações indígenas e quilombolas, das mulheres e do segmento LGBT.
- Lilian Regina Scrocca Menuzzo, diretora da Sociedade Beneficente São Judas Tadeu, em Sumaré.
- Maria dos Anjos Assis Barros, primeira-dama, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia e secretária municipal de Inclusão Social.
- Maria Eunice Violin Brandt Salomão, secretária municipal de Educação de Tanabi, educadora e foi membro do grupo de trabalho para a elaboração do Estatuto da Criança e Adolescente.
- Márcia Rebeschini, vereadora em Nova Odessa. A mulher mais votada da cidade. Dedica-se à luta pelas mulheres, crianças e jovens.
- Pollyana Gama, professora da rede municipal de Taubaté, mentora e consultora educacional, foi vereadora do município por três mandatos e Deputada Federal entre 2016 e 2018.
- Renata Cristina Vicente, professora da rede municipal de Sumaré, atua na luta pelos direitos das crianças autistas e pela valorização do magistério.
- Rosa Maria Góes da Silva, presidente do Grupo de Apoio NISFRAM, de Sumaré, instituição que atua na defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens e pessoas com deficiência.
- Selma Suemi Koshoji, presidente da ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), contabilista, empresária e a primeira mulher eleita para presidir a associação.
- Sônia Palma Beolchi é vereadora de Ibirá, exerce seu quinto mandato e ocupa a Presidência da Câmara Municipal pela quarta vez.
Notícias relacionadas
- Tarcísio confirma viaduto e marginais na Cândido Portinari a deputada
- Projeto propõe sessão solene em homenagem aos 50 anos da Visão Mundial no Brasil
- Deputado conquista retorno do Campeonato Brasileiro de Motocross a Indaiatuba
- Deputada realiza seminário para marcar os 35 anos do ECA e debater a adultização nas redes sociais
- Ituverava recebe Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) online para denunciar violência contra mulheres
- Deputado é homenageado com medalha do COPOM em celebração aos 115 anos da unidade
- Projetos e ações as entidades sociais e assistências é pauta de reunião na secretaria estadual de Desenvolvimento Social
- Opinião - Uma queda de braço que pode custar vidas em Osasco
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Demanda antiga, Lei aprovada na Alesp unificou categoria de policiais penais
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações