Deputado homenageia mulheres paulistas na Alesp

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
26/03/2025 15:31 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Evento de homenagem às mulheres<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342320.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento de homenagem às mulheres<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342321.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A fim de reconhecer a importância do trabalho realizado pelas mulheres e suas inestimáveis contribuições na construção de uma sociedade mais justa e digna para todos, o deputado estadual Dirceu Dalben homenageou, na noite de segunda-feira (dia 24), vinte mulheres de diversas regiões do estado. O encontro aconteceu na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), no Auditório Teotônio Vilela, e reuniu lideranças femininas, autoridades e convidados em uma cerimônia marcada por reconhecimento e gratidão.

A homenagem destacou o protagonismo feminino em setores como saúde, educação, assistência e inclusão social, empreendedorismo, entre outros.

"Este é um encontro para agradecer e parabenizar as mulheres. Quero agradecer todas que aceitaram nosso singelo convite de receber essa homenagem, e através de vocês, queremos prestigiar e contemplar todas as mulheres, por tudo que vocês representam para nós, para a vida, para a sociedade", falou o deputado Dirceu Dalben, reforçando ainda seu compromisso com a valorização das mulheres e a construção de um futuro mais justo e igualitário para todas.

O encontro foi marcado por momentos emocionantes. As mulheres lembraram de suas lutas, suas trajetórias, suas motivações e deixaram palavras acolhedoras e de incentivo umas às outras.

"Muitas vezes, no trabalho que a gente faz, a gente fica se questionando, ?será que eu estou fazendo alguma coisa? É uma gota no oceano?. Mas como disse Madre Teresa de Calcutá: ?o oceano sem uma gota seria menor?. Então todas as mulheres, todas as pessoas fazendo um pouquinho, a gente consegue fazer muita coisa", falou a Professora e Doutora Angela Maria Bacha, médica e professora da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Esposa do deputado, Mara Dalben, também foi uma das homenageadas. Ela é cientista social e presidiu o Fundo Social de Solidariedade de Sumaré em quatro oportunidades, quando Dirceu Dalben foi prefeito (1997-2004) e quando o filho do casal, Luiz Dalben, foi prefeito (2017-2024). Mara reforçou sua admiração pelo esposo e parlamentar.

"Você, Dirceu, sempre foi uma pessoa maravilhosa, um pai maravilhoso, um marido excepcional. Você sempre lutou pelas causas e pelas pessoas. E quero aqui compartilhar com vocês, em 1997, o Dirceu era prefeito de Sumaré e ele foi um prefeito inovador naquela época. Ele teve seis ou sete mulheres secretárias municipais. Saber fazer, a gente sabe, mas muitas vezes não nos é dada a oportunidade. Neste dia especial, você, Dirceu, aqui homenageando novamente a nós, mulheres, quero dizer que você também é especial para nós, porque não é todo homem que tem essa sensibilidade, que nos dá voz, que nos respeita. Muito obrigada por tudo", falou.

A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB) também estava entre as homenageadas e agradeceu Dalben. "São gestos de afeto, reconhecimento, que vêm de muitos lugares e é sempre uma grande emoção receber o carinho das pessoas. Mas quando este gesto vem de um outro parlamentar, e ainda por cima de um deputado que é de outro partido e outro campo político, isso é muito mais significativo para mim, quer dizer que estamos no caminho certo, que estamos fazendo política com respeito, com diálogo e, principalmente, seguindo os princípios da democracia", falou a deputada.

As homenageadas receberam certificados de honra ao mérito e placas de homenagem em reconhecimento ao trabalho realizado e o impacto positivo que geram em suas comunidades. O parlamentar também fez questão de homenagear e agradecer às mulheres colaboradoras de seu mandato, assim como à sua filha, Katherine Dalben, que sempre o auxilia voluntariamente.

Além das homenageadas e do público em geral, também participaram da cerimônia o Monsenhor Dr. José Eduardo Meschiatti, vice-presidente da Mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), o Profº e Dr. Oswaldo Grassiotto, diretor-executivo da Área da Saúde da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e o Dr. Jorge Curi, diretor do Departamento Regional de Saúde - DRS VII Campinas.

Todo o evento foi transmitido ao vivo pela TV Alesp e está disponível no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=50wXfQt0xUY.

Confira as homenageadas:

- Adriana Costa Cristino, presidente da APAE de Sumaré.

- Ana Luiza Ferreira Meres, diretora executiva da Saúde na SCEI (Sociedade Campineira de Educação e Instrução), mantenedora da Puc-Campinas, Hospital Celso Pierro, Maternidade de Campinas, Centro de Pesquisa São Lucas e Hospital Veterinário PUC-Campinas.

- Ana Paula Di Domizio, empresária e vice-presidente da APAE de Campinas.

- Angela Maria Bacha, médica ginecologista, assessora docente na Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS) da Unicamp e professora na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

- Carmen Lúcia Augusto Ferreira Martines, educadora de yoga e autoconhecimento de crianças, adolescentes, jovens e famílias de baixa renda na Fundação Eufraten, de Campinas.

- Diana Cristina dos Santos Oliveira, presidente do Instituto INCAF (Instituto Nacional Casa de Apoio a Família) de Monte Mor.

- Elaine Cristina de Ataíde, médica, primeira mulher a ocupar a superintendência do Hospital de Clínicas da Unicamp.

- Eliana Aparecida Luvison Miguel, comerciante, primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Morungaba.

- Fernanda Karolino, empresária, artista plástica e ativista cultural e presidente do Instituto Júlio Karolino, que desenvolve projetos voltados para a capacitação de jovens e mulheres em situação de vulnerabilidade social.

- Mara Dalben, esposa do Deputado Estadual Dirceu Dalben, cientista social, foi quatro vezes presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sumaré (1997-2004 e 2017-2024).

- Leci Brandão, deputada estadual, cantora, compositora e uma das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira. Dedica-se à promoção da igualdade racial, ao respeito às tradições africanas, à defesa da cultura popular brasileira, das populações indígenas e quilombolas, das mulheres e do segmento LGBT.

- Lilian Regina Scrocca Menuzzo, diretora da Sociedade Beneficente São Judas Tadeu, em Sumaré.

- Maria dos Anjos Assis Barros, primeira-dama, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia e secretária municipal de Inclusão Social.

- Maria Eunice Violin Brandt Salomão, secretária municipal de Educação de Tanabi, educadora e foi membro do grupo de trabalho para a elaboração do Estatuto da Criança e Adolescente.

- Márcia Rebeschini, vereadora em Nova Odessa. A mulher mais votada da cidade. Dedica-se à luta pelas mulheres, crianças e jovens.

- Pollyana Gama, professora da rede municipal de Taubaté, mentora e consultora educacional, foi vereadora do município por três mandatos e Deputada Federal entre 2016 e 2018.

- Renata Cristina Vicente, professora da rede municipal de Sumaré, atua na luta pelos direitos das crianças autistas e pela valorização do magistério.

- Rosa Maria Góes da Silva, presidente do Grupo de Apoio NISFRAM, de Sumaré, instituição que atua na defesa dos direitos de crianças, adolescentes, jovens e pessoas com deficiência.

- Selma Suemi Koshoji, presidente da ACIAS (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré), contabilista, empresária e a primeira mulher eleita para presidir a associação.

- Sônia Palma Beolchi é vereadora de Ibirá, exerce seu quinto mandato e ocupa a Presidência da Câmara Municipal pela quarta vez.


alesp