Ato solene na Alesp homenageia profissionais que promovem uma sociedade mais justa

O evento, promovido pelo deputado Capitão Telhada (PP) em parceria com a Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (Abfip), condecorou representantes da sociedade civil com a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil
28/03/2025 17:23 | Condecoração | Da Redação - Fotos: Larissa Navarro

Compartilhar:

 Homenageados são de diversos estados brasileiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342479.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Telhada: homenagear é melhor que ser homenageado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342480.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Abfip: momento de muita emoção<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2025/fg342463.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta quinta-feira (27), um ato solene para homenagear representantes da sociedade civil, que receberam a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil. O evento foi solicitado pelo deputado Capitão Telhada (PP) e contou com a parceria da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz (Abfip).

Segundo o parlamentar, os homenageados vêm de diversas cidades de São Paulo e de outros estados. Entre eles, há médicos, delegados de polícia e profissionais de diferentes áreas que contribuem diariamente para a construção de uma sociedade mais justa e ordeira.

"Homenagear é mais gratificante do que ser homenageado. A condecoração é uma forma de materializar a gratidão e reconhecer, em nome da sociedade paulista, o trabalho desses profissionais dedicados. Eles podem retornar para suas casas com a certeza de que seu esforço foi valorizado", destacou o deputado.

Histórico das Forças de Paz

O presidente da Abfip, Walter Mello de Vargas, de 77 anos, também esteve à frente das homenagens na Alesp. Veterano do Batalhão de Suez ? a primeira Missão de Paz organizada pela ONU com participação brasileira ?, Vargas ressaltou a importância do reconhecimento.

De 1957 a 1967, cerca de seis mil militares brasileiros, divididos em 20 contingentes, atuaram no Oriente Médio na mediação do conflito entre Israel e Egito, conhecido como a Guerra dos Seis Dias. No total, o Brasil já participou de 50 missões sob coordenação da ONU.

"Eu sempre digo que medalha não se ganha, se conquista. Esse é um legado que deixamos para nossos filhos, netos e bisnetos. É um momento de grande emoção, pois reconhecemos o trabalho de cidadãos que fazem a diferença. Não é por acaso que temos homenageados de vários estados, como Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal", afirmou Vargas.

Confira a galeria de imagens

alesp