Deputada apoia plataforma Climaterna, da Unicamp

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
02/04/2025 15:32 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Marina Helou

Compartilhar:

Deputada Marina Helou <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg342620.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mandato enviou emenda parlamentar no valor de R$200 mil para viabilizar o lançamento da plataforma pública

Na última terça-feira (18), a equipe de mandato da deputada Marina Helou realizou uma visita ao CAISM - Hospital da Mulher Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), para acompanhar de perto o andamento do projeto Climaterna. Iniciativa pioneira no Brasil, está sendo desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Ciência de Dados (BI0S) da UNICAMP, e traz um repositório de dados abrangente, combinando registros de saúde pública, dados climáticos e demográficos.

A visita foi acompanhada pelo Dr. Rodolfo Pacagnella, coordenador do projeto, que busca integrar dados sobre saúde materna e perinatal a indicadores climáticos e demográficos para entender como as mudanças climáticas afetam a saúde das gestantes e recém-nascidos, especialmente em relação a eventos climáticos extremos e poluição. A equipe do mandato conheceu o projeto, os investimentos realizados e as etapas a serem ainda desenvolvidas, inclusive, os últimos acertos para o lançamento dos dados em um formato acessível para todas as pessoas.

Com uma interface acessível a usuários leigos, a plataforma oferecerá visualizações interativas e dados brutos para facilitar o entendimento sobre o impacto climático na saúde de mães e bebês. O projeto também busca fornecer informações para melhor distribuição de recursos e ações estratégicas que visem mitigar os impactos das mudanças climáticas em relação às gestantes, prematuros e recém-nascidos. Além disso, o Climaterna também desenvolverá modelos preditivos que auxiliem na elaboração de políticas públicas de saúde mais eficazes e no monitoramento contínuo de dados relacionados a clima e saúde materna e perinatal.

A visita faz parte de um esforço contínuo do mandato da deputada Marina Helou para garantir o acompanhamento e o apoio a projetos inovadores e essenciais à saúde da mulher paulista como o Climaterna. "É fundamental que a saúde materna e perinatal seja protegida diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas. O projeto é um exemplo de como a tecnologia pode ser aliada à saúde pública e ao combate às desigualdades sociais. Estou comprometida em apoiar essa iniciativa e garantir que ela continue crescendo e alcançando cada vez mais pessoas", afirmou a deputada Marina Helou.

O projeto Climaterna, além de ser um importante projeto para a saúde pública, busca fornecer subsídios para a construção de ações e políticas públicas mais assertivas. Por meio dessa interface de banco de dados públicos e de código aberto, poderá se acompanhar de forma contínua os efeitos do clima na saúde materna e perinatal.



alesp