Parlamentares da Alesp participam de inauguração de novos leitos de UTI na Santa Casa de São Paulo

Instituição financiada pelo Governo Estadual inaugurou 70 novas Unidades de Terapia Intensiva; presidente André do Prado destacou investimentos
10/04/2025 17:29 | Saúde | Da Redação - Fotos: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar:

Santa Casa de São Paulo inaugura novas UTIs<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343043.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes destacaram investimentos conjuntos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343044.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 70 novos leitos foram inaugurados <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343045.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado André do Prado, participou nesta quinta-feira (10) da cerimônia de inauguração de novos leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Com 460 anos, a instituição é um dos maiores hospitais filantrópicos da América Latina. O hospital é financiado pelo Governo do Estado e recebe também recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), além de ser beneficiado com transferências de emendas parlamentares.

Ao todo, 70 novos leitos de UTI foram entregues nesta quinta-feira - 60 adultos e 10 pediátricos. Referência hospitalar no Brasil, a Santa Casa de São Paulo está localizada no bairro Campos Elíseos, na Capital. Além do hospital na região central, a instituição conta também com mais quatro unidades na cidade de São Paulo que, por dia, atendem mais de 5 mil pessoas em todas as especialidades médicas.

Durante a cerimônia que apresentou as melhorias do hospital, André do Prado destacou o investimento conjunto para o desenvolvimento da Saúde no estado. "É nas Santas Casas que a população, desde a mais carente até a com melhores condições, vai ser atendida. Dependendo da localização, pode ser o único atendimento que o cidadão tem. Então precisamos das nossas Santas Casas fortes", disse.

"Nada estaria acontecendo sem o apoio do Parlamento. Estamos discutindo temas modernos, como a desvinculação de receitas. Temos na nossa agenda a questão da longevidade e com isso o serviço de Saúde vai estar cada vez mais pressionado. Vamos ter que pensar em fontes de financiamento", reforçou o governador Tarcísio de Freitas.

Investimentos

A inauguração dos novos equipamentos foi possível graças a Tabela SUS Paulista, que amplia os investimentos na Saúde estadual, remunerando até cinco vezes mais que a tabela nacional do Sistema Único de Saúde.

"Isso é algo inovador e que o Brasil deve copiar. Se não priorizarmos o que é mais importante para a sociedade, nunca vamos conseguir atender aquilo que é mais necessário", afirmou André do Prado. "Nossos deputados da Assembleia estão tendo a coragem de votar temas difíceis, mas que são importantes para o estado de São Paulo e que estão se transformando em programas para a população", completou o parlamentar. Os deputados Alex Madureira (PL) e Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos) também participaram da inauguração.

Assista à cerimônia, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

alesp