Deputado protocola Requerimento de Manifestação de Pesar pelo falecimento do Papa

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
23/04/2025 16:02 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Gil Diniz

Compartilhar:

Deputado Gil Diniz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343692.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado estadual Gil Diniz (PL) apresentou, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), um Requerimento de Manifestação de Pesar pelo falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco. A iniciativa presta homenagem à trajetória do pontífice argentino, reconhecido mundialmente por sua dedicação à Igreja Católica. A proposta de Gil Diniz expressa solidariedade aos fiéis católicos e destaca a importância do legado espiritual e moral deixado pelo líder da Igreja.

Segue o texto que aguarda sua tramitação e que, caso seja aprovado, será publicado pela Alesp:

Nota de Pesar pelo Falecimento de Sua Santidade, o Papa Francisco

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) manifesta profundo pesar pelo falecimento do Santo Padre, Papa Francisco, ocorrido no dia 21 de abril de 2025. A perda do Sumo Pontífice deixa um vazio irreparável não apenas na Igreja Católica, mas também no coração de milhões de fiéis ao redor do mundo e de todos aqueles tocados por seu exemplo de humildade, serviço e promoção da paz.

Primeiro Papa originário das Américas, nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, Argentina, Papa Francisco assumiu o pontificado em março de 2013, tornando-se referência global de humanidade, diálogo e proximidade com os mais vulneráveis. Sua trajetória foi marcada pela incansável defesa da justiça social, da fraternidade entre os povos e do respeito à dignidade humana, destacados tanto em sua atuação como Arcebispo quanto durante seu exercício como chefe da Igreja Universal.

Nos momentos de maior desafio de nosso tempo, como o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e os recentes conflitos mundiais, Papa Francisco foi voz de esperança, coragem e unidade para toda a humanidade, deixando como legado o chamado à solidariedade - para que "ninguém se salve sozinho" - e à confiança irrestrita em Deus perante as adversidades.

Em sinal de respeito e solidariedade à Igreja Católica e a todos os fiéis, a Alesp, por meio do Deputado Estadual Gil Diniz (PL), protocolou representação de pesar a ser registrada nos anais desta Casa. Também foram encaminhadas mensagens oficiais, em nome do Legislativo Paulista, ao Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro; ao Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo; e ao Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, expressando, além do reconhecimento do vultoso legado de Francisco, sinceros sentimentos de solidariedade neste momento de luto.

Que a memória do Papa Francisco permaneça viva e continue inspirando gerações no caminho da fé, da paz e do serviço ao próximo. Rogamos a Deus que conforte a Igreja e todos aqueles que lamentam sua partida, renovando em nossos corações a esperança e a união.

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

alesp