Primeiro encontro do Círculo de Leitura 2025 debate contos de Machado de Assis

Iniciativa da Biblioteca da Assembleia promove encontros literários, incentivo à leitura e sorteio de livros entre os participantes
25/04/2025 18:48 | Literatura | Gabriel Sanches - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Círculo de Leitura 2025<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343843.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> As reuniões ocorrem das 13h às 14h<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343844.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Igor da Silva recebendo livro sorteado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343845.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Livros sorteados durante o Círculo de Leitura<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343846.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, nesta sexta-feira (25), o primeiro encontro do Círculo de Leitura 2025, iniciativa da Divisão de Biblioteca e Acervo Histórico (DBAH). O projeto prevê a realização de quatro encontros ao longo do ano, sempre na última sexta-feira de cada mês, com o objetivo de incentivar a leitura e promover o debate literário entre servidores e público em geral.

Nesta primeira edição, os participantes discutiram contos de Machado de Assis, um dos principais nomes da literatura brasileira. A atividade foi mediada pela equipe da DBAH, que conduziu reflexões sobre a obra, o autor e o contexto histórico da produção machadiana.

Ao final do encontro, foram realizados sorteios de livros entre os presentes. O estagiário Igor da Silva, que atua na Divisão de Acervo Histórico da Alesp, foi um dos vencedores. "Ganhei o livro de presente. Não era algo que eu esperava. Não conheço ainda a autora nem o livro, então vou ler para ver. Espero que eu goste, falaram bem da obra", comentou.

Sobre a experiência no Círculo, ele destacou o valor histórico dos contos discutidos: "Foi algo que gostei muito, porque o Machado de Assis é um autor que já estudava na faculdade. Ele escreve com uma visão historiográfica, fala da realidade que viveu e de temas que ainda são atuais. Gostei muito".

O músico Thiago dos Santos, que não trabalha na Casa, mas usa a biblioteca da Alesp para estudar, também participou da atividade e elogiou a proposta. "Acho muito legal. Tenho gratidão pelos professores que estão conduzindo a oficina. Não só pela causa social, mas também como um plano de estudo. A literatura é um caminho para manter a paz, a educação e a cultura. Acredito muito nisso e estou muito feliz de estar aqui", afirmou.

A programação do Círculo de Leitura 2025 seguirá com encontros em junho, setembro e novembro, abordando obras de autores como Cecília Meireles, Adélia Prado e Guimarães Rosa. As reuniões ocorrem das 13h às 14h, na biblioteca da Alesp.

Confira a galeria de imagens do evento

alesp