Deputado participa de homenagem às vítimas do Genocídio Armênio em São Paulo

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
28/04/2025 11:54 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Gil Diniz

Compartilhar:

Deputado Gil Diniz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2025/fg343940.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No último domingo (27/04), o deputado estadual Gil Diniz (PL) participou da cerimônia de rememoração do Genocídio Armênio e homenagem aos santos mártires, realizada na Catedral Apostólica Armênia São Jorge, no bairro da Luz, em São Paulo. O evento, promovido pela comunidade armênia local, reuniu autoridades civis, religiosas e representantes da sociedade para recordar o martírio de 1,5 milhão de armênios, vítimas da perseguição no início do século XX.

A programação contou com a Divina Liturgia celebrada às 10h15 e, em seguida, uma cerimônia ecumênica no Monumento dos Santos Mártires, localizado na Praça Armênia, em frente à Catedral. Durante a homenagem, Gil Diniz destacou a importância de manter viva a memória dos povos que sofreram injustiças e reafirmou seu compromisso com a defesa da liberdade religiosa e dos direitos humanos.

O parlamentar esteve acompanhado de importantes lideranças da comunidade armênia: o Bispo Nareg Berberian, Primaz da Igreja Apostólica Armênia do Brasil; a Sra. Alicia Anahid Bogiatzian, Presidente da Associação Amigos da Cultura Armênia de São Paulo; a Sra. Hilda Diruhy Burmaian, Cônsul Honorária da Armênia; o Sr. André Kissajikian, Presidente do Conselho Representativo da Diocese da Igreja Apostólica Armênia do Brasil; e o Dr. Dikran Kiulhtzian, Presidente da Diretoria Executiva da Paróquia de São Paulo.

"É um dever moral de todos nós garantir que tragédias como esta jamais sejam esquecidas. Relembrar a dor do povo armênio é também afirmar nosso compromisso com a dignidade humana, com a liberdade e com a verdade histórica", afirmou o deputado Gil Diniz.

O Genocídio Armênio é reconhecido por diversos países e organizações internacionais como uma das maiores atrocidades do século XX. Eventos como este reforçam a luta pela memória, justiça e reconhecimento histórico, valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

alesp