Na Alesp, Google e YouTube oferecem curso sobre produção de conteúdo e proteção contra fraudes
29/04/2025 09:37 | Qualificação | João Pedro Barreto - Fotos: Larissa Navarro





A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoveu, na tarde desta segunda-feira (28), um curso de aperfeiçoamento digital para comunicadores da Casa. Realizado pelo Departamento de Comunicação da Alesp, o evento recebeu profissionais ligados a duas empresas multinacionais que estão intimamente ligadas ao dia a dia de trabalho da Assembleia: Google e YouTube. As palestras, ministradas pelos especialistas, abordaram técnicas para produção de conteúdo político para a plataforma de vídeos e dicas para proteger contas e dados sensíveis online.
"A palavra é qualificação. O Departamento de Comunicação está promovendo esse primeiro ciclo de palestras, em que a gente traz profissionais renomados, de empresas que dispensam apresentação e que trouxeram a experiência de como performar melhor nas redes. Eu estava dizendo que o nosso principal objetivo é fazer chegar à população o que fazemos aqui para mudar a vida das pessoas", explicou o diretor do Departamento, Matheus Granato. "Esse é o primeiro de vários outros eventos. Conhecimento é sempre bem-vindo", completou ele.
Na mesma linha, o secretário-geral de administração da Casa, Murilo Macedo, destacou a oportunidade de oferecer capacitação para os funcionários da Casa em temas contemporâneos. "A grande missão da nossa gestão é estar sintonizado com as demandas e sempre pensar em como trazer mais conhecimento para a Casa. O mundo é muito dinâmico. Todo dia muda, tem uma uma novidade, então, a ideia é que a gente faça ciclos com temas atualizados", disse Macedo.
Segurança
A palestra promovida pelo Google, em parceria com a empresa de consultoria estratégica Control Risks, teve como foco dicas sobre como proteger contas e dados sensíveis na internet. O diretor de cibersegurança da empresa, Lucas Silva, explicou a relevância do tema para os servidores da Assembleia, mas também para toda a população paulista.
"Essas informações são úteis para qualquer segmento da sociedade porque todos nós, enquanto indivíduos hoje em dia, não conseguimos viver sem a tecnologia. Todo mundo tem celular e controla a vida financeira e pessoal por ele. Então a gente não lida só com dados digitais no trabalho, a gente lida com eles no nosso dia a dia", comentou o especialista.
"Nós temos que nos proteger. A gente não pode confiar somente nos mecanismos que as empresas fornecem, porque, se nós não soubermos usá-los e nos conscientizarmos de que esses recursos existem, nós ficamos muito fragilizados na forma como a gente lida com a nossa vida digital", complementou Silva.
Ele ainda pontuou que, atualmente, informações de cibersegurança são acessíveis na internet e existem tutoriais fornecidos por empresas como o próprio Google, que ensinam dicas de como se proteger ao navegar. "Não é que falta conteúdo nessa área, mas ele não é tão divulgado. Então, o importante é que a gente divulgue para que as pessoas possam ter esse conhecimento de uma forma mais prática."
Entre as principais dicas apresentadas por Lucas Silva estão o cuidado com informações sigilosas, como senhas, e a atenção com possíveis golpes que temos contato diariamente. "Senhas não devem ser compartilhadas e nem anotadas. A gente ainda tem um grande número de pessoas que anota no caderninho, no post-it. E o ideal é nunca deixar uma informação desatendida, como o computador desbloqueado", pontuou.
"É necessário também se manter atento ao tipo de comunicação que recebemos. Se é uma tentativa de phishing ou de me manipular a clicar em um link, baixar um arquivo ou fornecer alguma informação por um meio que não é o típico de ser utilizado. Então, a gente tem que sempre se questionar hoje em dia, porque os atacantes são muito avançados e eles tentam passar uma legitimidade durante seus ataques", concluiu Silva.
Conteúdo
A gerente de parcerias estratégicas do YouTube, Catarina Alencastro, foi a responsável por ministrar a outra palestra do dia. Ela apresentou dicas e insights para que as equipes de comunicação da Casa e dos gabinetes parlamentares possam utilizar a plataforma de vídeos de uma melhor forma. A especialista abordou questões como formatos, linguagens e estratégias de produção de conteúdo político.
"Esse treinamento ajuda a navegar no YouTube, que é uma plataforma complexa, mas que é uma forma fundamental de comunicação política e estratégica para todas as áreas, porque é a maior plataforma de vídeo e a segunda maior plataforma de busca do mundo", destacou Catarina.
Ela enfatizou que uma palestra como essa pode ampliar a prestação de contas do trabalho legislativo e aproximar o eleitor das decisões da Casa e do dia a dia dos parlamentares. "É super importante que os políticos estejam atualizados e antenados com a nova forma de comunicação, que passa especialmente pelos meios digitais. O YouTube tem uma audiência massiva e um alcance muito grande entre os brasileiros e é imprescindível que os políticos se apoderem dessa ferramenta e aprendam a utilizá-la da melhor forma para cumprir essa missão de dar transparência e de comunicar ações e serviços para população e para o eleitorado", afirmou Catarina.
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