Deputado comemora abertura de consulta pública do Trem Intercidades que ligará São Paulo a Sorocaba

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
05/05/2025 18:41 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Deputado Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344248.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Coordenador da Frente Parlamentar de Apoio ao Transporte Ferroviário na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e um dos principais defensores da retomada do transporte de passageiros sobre trilhos no Estado, o deputado estadual Dirceu Dalben comemorou a abertura da consulta pública do projeto do Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste, que fará a ligação entre a capital paulista e o município de Sorocaba.

Com investimento estimado em cerca de R$ 12 bilhões, o projeto prevê a implantação de uma linha ferroviária de aproximadamente 100 quilômetros, com tempo estimado de viagem de apenas 60 minutos, garantindo mais eficiência e segurança no deslocamento da população.

"A abertura da consulta pública do TIC São Paulo - Sorocaba é mais um avanço importante para tirar o projeto do papel da forma mais qualificada possível. A retomada dos trens de passageiros nas diversas regiões do nosso Estado representa melhor mobilidade e desenvolvimento, e, principalmente, mais qualidade de vida à população. Serão milhares de trabalhadores que terão a oportunidade de chegar mais cedo em casa e ter mais tempo ao lado da família, por exemplo", destacou o deputado Dirceu Dalben.

A participação na consulta pública do TIC Eixo Oeste é aberta a pessoas físicas e jurídicas que queiram colaborar com o aprimoramento do projeto. Os interessados podem enviar sugestões até o dia 2 de junho de 2025, por meio de formulário eletrônico disponível no site da Secretaria de Parcerias em Investimentos (www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br).

O projeto contempla dois tipos de serviço: o expresso, com tempo reduzido de viagem direta entre a capital paulista e Sorocaba; e o parador, com paradas intermediárias nas estações Sorocaba, Brigadeiro Tobias, São Roque, Amador Bueno, Carapicuíba e Água Branca.

A proposta também inclui a modernização e construção de estações, a aquisição de uma nova frota de trens e a integração com as linhas de trens metropolitanos, Metrô e com o Trem Intercidades Campinas - São Paulo.

"Por meio da nossa Frente Parlamentar de Apoio ao Transporte Ferroviário na Alesp, seguimos acompanhando o passo a passo destes projetos e somando esforços para a ampliação e fortalecimento do transporte de passageiros sobre trilhos em todo o Estado de São Paulo", finalizou Dalben, reafirmando o compromisso de trabalhar por uma mobilidade mais segura e eficiente para todos.


alesp