Exposição "Améfrica" ocupa Alesp com retratos da resistência negra, indígena e popular

Exposição do artista Igor Fernandes destaca, por meio da fotografia, as heranças africanas e os aspectos culturais e sociais das populações latino-americanas
08/05/2025 14:35 | Fotografia | Gabriel Sanches - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Trabalho artístico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344623.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Mônica Seixas do Movimento Pretas (Psol)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344624.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Igor Fernandes, artista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344625.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Recepção do público<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344627.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rose Soares<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344629.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Exposição acontece no Espaço Cultural V Centenário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344628.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Entre os dias 5 e 16 de maio, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebe a exposição "Améfrica", do fotógrafo e artista visual Igor Fernandes, também conhecido como Leelo Gi. A mostra, solicitada pela deputada Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol), reúne imagens que lembram a ancestralidade, a luta e a celebração dos povos negros, indígenas e populares da América Latina, em uma experiência visual e política.

A deputada destaca que a obra introduz à Casa um novo aspecto político, o que está fora das instituições, que está nas ruas. "As fotografias dele retratam o povo que quer falar, que grita, que se organiza pelas ruas, pelos coletivos, pelas músicas, pelas cenas que ainda não fazem parte do cotidiano da Alesp", acrescenta.

Inspirada na noção de "Améfrica Ladina", conceito desenvolvido pela intelectual Lélia Gonzalez, a exposição propõe uma ruptura com os limites coloniais e eurocentrados que historicamente marginalizaram essas populações. Segundo Igor, a ideia é "mostrar que a cultura americana, na verdade, tem muito de "Améfrica", com a vinda dos africanos paro nosso continente.

Dividida em três núcleos ? alma, luta e festa ?, a mostra convida o público a mergulhar em cenas cotidianas, rituais religiosos, manifestações culturais e protestos, que juntos revelam a riqueza e a força da reexistência amefricana.

No núcleo alma, as imagens reverenciam o sagrado, com fotografias de festas de Iemanjá, orixás e rituais de matriz africana no Brasil e em Cuba. O eixo luta apresenta registros de mobilizações sociais, lideranças indígenas e denúncias de violência, destacando a resistência como um ato contínuo. Já em festa, a exposição celebra a alegria como forma de insurgência, com batuques, danças e encontros que reafirmam a vida mesmo em contextos adversos.

A presença das mulheres negras é um dos destaques da exposição, com fotos que mostram sua força, acolhimento e papel essencial nas comunidades. Como diz Rose Soares, que participa da mostra. "Essas mulheres, assim como eu e todas que aqui estão representadas, fazem um trabalho de coesão das mulheres, de acolhimento. É um trabalho de resgate ancestral, de fortalecimento das raízes, trazendo a identidade negra e o quão potentes são essas identidades negras", disse Rose.

Serviço

Exposição: Exposição "Améfrica" - Igor Fernandes

Data: de 5 a 16 de maio

Local: Espaço Cultural V Centenário - Alesp

Entrada franca

Confira a galeria de imagens da exposição

alesp