Comissão de Transportes da Alesp realiza diligência a local de acidente na linha 5-Lilás do metrô

Parlamentares aprovaram realização da atividade na última quarta-feira (7); colegiado deve convidar representantes de concessionária, Metrô e Artesp para esclarecer ocorrido e buscar soluções de segurança
13/05/2025 18:31 | Investigação | Da Redação - Foto: Divulgação Donato

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CTC vai a local de acidente no metrô<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344869.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na manhã desta terça-feira (13), uma diligência ao local do acidente na linha 5-Lilás que resultou na morte de um homem na última semana. Lourivaldo Nepomuceno, de 35 anos, morreu após ficar preso entre a porta do metrô e a da plataforma e ser arrastado pelo vagão. O acidente aconteceu na estação Campo Limpo, na zona Sul da Capital.

A agenda externa foi proposta e aprovada em reunião do colegiado no último dia 7. O objetivo era entender a dinâmica da ocorrência e quem são os possíveis responsáveis. Representantes da Artesp e da Via Mobilidade, concessionária da linha, acompanharam os parlamentares.

"O que a gente viu lá é mais assustador do que a gente tinha conhecimento, porque já existiam ocorrências semelhantes, mas, infelizmente, essa resultou na morte de um trabalhador. Uma pessoa morreu de forma trágica em algo que era previsível e não foi tomada nenhuma providência", disse Donato (PT), proponente da investigação.

"Temos também uma preocupação com a família, que estava lá durante a diligência, e que está sem nenhum amparo. É inadmissível que não tenha um seguro ou algum apoio à família e a gente vai ficar em cima disso", completou o deputado.

Convite

O presidente da Comissão, deputado Ricardo Madalena (PL) também esteve presente e disse que o colegiado entrou em consenso para convidar representantes da Via Mobilidade, do Metrô e da Artesp, responsável pela fiscalização da concessão, para prestar depoimentos sobre o caso. Ele também afirmou que a empresa responsável pela linha 5-Lilás deve implementar nos próximos 70 dias um dispositivo que promete evitar esse tipo de acidente.

"Vamos convidá-los, principalmente, para achar soluções, que é o que queremos o mais rápido possível, que seja solucionado esse problema para que não ocorra mais", defendeu Madalena. "Precisamos avançar naquilo que traz mais segurança para a população e para os usuários do metrô. Essa visita com certeza vai acelerar ainda mais os investimentos que são obrigatórios. Uma das nossas funções como parlamentares é fiscalizar", complementou o parlamentar.

Outro que esteve presente foi o 1º secretário da Alesp, deputado Maurici. Segundo ele, a instalação da trava mecânica que impediria o acidente não aconteceu pela falta de uma autorização solicitada em 2021. "Essa instalação não foi feita, porque não há uma autorização do Metrô, da Artesp ou do poder concedente. Ou seja, há um problema de gestão entre Estado e concessionária, que o Estado não foi capaz de regularizar e que poderia ter evitado a morte. Isso sim, é um problema gravíssimo e que a gente só soube em função da vistoria que fizemos hoje", afirmou.

alesp