Na Alesp, moradores de São Roque realizam audiência pública para reivindicar melhorias no município

Encontro foi promovido pelo deputado Carlos Giannazi (Psol); demandas da população vão de cobrança do IPTU a meio ambiente
14/05/2025 13:12 | Demandas | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Audiência recebe demandas da cidade de São Roque<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344905.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reclamações vão de meio ambiente a lei do sossego<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344906.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Carlos Giannazi (Psol): canal de diálogo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344907.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ana Maria Modesto: IPTU assustou população<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344919.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A população de São Roque, município de 79 mil habitantes na região metropolitana de Sorocaba, se dirigiu à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na noite desta segunda-feira (12), para apresentar demandas para a cidade. Promovida pelo deputado Carlos Giannazi (Psol), a audiência pública recebeu os mais diversos pedidos dos cidadãos.

"A população não tem canal de diálogo com a prefeitura. O dono do poder é o povo de São Roque e o prefeito tem que ouvir a população e todos os segmentos da sociedade. Abrimos espaço para denunciar e cobrar. Cobrar do prefeito e dos vereadores e políticas públicas e investimentos nas áreas da Saúde, Educação, assistência social e meio ambiente", afirmou Giannazi.

Entre as reclamações relacionadas ao município, estão a venda de áreas de pesquisa; a preservação ao meio ambiente; o plano diretor da cidade; a Saúde; o projeto da Nova Raposo, importante rodovia que atende São Roque; a perturbação do sossego; e as condições de trabalhos dos servidores públicos municipais.

Além disso, há contestações em relação ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) cobrado pela prefeitura em 2025. "Os carnês do IPTU chegaram com até 700% de aumento com relação a 2024. Isso assustou muito a população, tentamos de várias formas negociar esse valor, chegar a um número que a população possa pagar, mas não fomos ouvidos. Viemos buscar ajuda aqui na Alesp e estamos buscando uma solução", disse a moradora Ana Maria Modesto.

Carlos Giannazi prometeu que vai encaminhar as demandas e os pedidos de apuração sobre as finanças do município ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e ao Ministério Público paulista (MPSP).

Assista à audiência pública, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp