Cracolândia e Atlas da Violência pautam 63ª Sessão Ordinária; assista à transmissão na íntegra

Desapropriação dos moradores da Favela do Moinho, na capital paulista, continua sendo um dos assuntos mais abordados pelos parlamentares no Plenário
14/05/2025 17:46 | Expediente | Daiana Rodrigues - Foto: Rodrigo Romeo

Compartilhar:

63ª Sessão Ordinária da Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344941.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Reis<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344942.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Letícia Aguiar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344943.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Luiz Claudio Marcolino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344944.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Guilherme Cortez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344945.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Eduardo Suplicy<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344946.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Paula da Bancada Feminista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344947.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Danilo Campetti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344948.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputada Marina Helou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344949.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Carlos Giannazi <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344950.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo participaram da 63ª Sessão Ordinária, nesta quarta-feira (14), para debater temas livres de interesse público. Um dos principais assuntos foi a necessidade de formulação de políticas públicas eficazes para enfrentar os impactos sociais na chamada Cracolândia, na região central da Capital paulista.

Nesse contexto, o deputado Eduardo Suplicy (PT) comentou sobre o suposto desaparecimento de 1.200 pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade na referida região. "O paradeiro dessas pessoas deve ser tratado com humanidade e responsabilidade pela Segurança Pública. Não podemos permitir que esse caso seja naturalizado", defendeu.

Por sua vez, o parlamentar Major Mecca (PL) defendeu o papel dos agentes de Segurança Pública na solução dos desafios que afetam os moradores da Cracolândia. "Os policiais muitas vezes são agredidos e arriscam sua vida tentando levar ordem para esse tipo de ambiente", posicionou-se.

Atlas da Violência

Durante a Sessão, a deputada Marina Helou (Rede) comentou sobre a publicação do Atlas da Violência 2025, relatório anual que divulga dados importantes para a formulação de políticas públicas para o segmento.

Segundo o documento, apesar de ter tido uma queda na quantidade de homicídios em geral, foi registrado um aumento nos casos de violência contra mulher, principalmente meninas e mulheres pretas e pardas.

"Precisamos de mais educação nas escolas, leis mais eficazes contra os agressores e um sistema penal, judicial e policial preparado para atender essas vítimas e garantir mais segurança", defendeu a parlamentar.

Outros assuntos

Durante a Sessão, também foram abordados, entre outros temas, o processo de desapropriação dos moradores da Favela do Moinho, região central da capital; a privatização do Hospital Heliópolis, zona sul da capital; e os problemas enfrentados pelos servidores públicos de Santana de Parnaíba.

O Expediente contou com a presença dos deputados Reis (PT), Guilherme Cortez (Psol), Luiz Cláudio Marcolino (PT), Letícia Aguiar (Progressistas), Danilo Campetti (PL), Paula da Bancada Feminista (Psol) e Carlos Giannazi (Psol).

De segunda a sexta-feira, os parlamentares dispõem do Pequeno e do Grande Expediente, para discursarem na tribuna sobre diversos temas de interesse público, por até 5 e 10 minutos, respectivamente.

Assista à Sessão, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira as imagens na galeria:


alesp