Deputado frisa importância de audiências do Complexo Turístico da Estrada de Ferro Campos do Jordão

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
14/05/2025 18:03 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Deputado Dirceu Dalben  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg344951.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Coordenador da Frente Parlamentar de Apoio ao Transporte Ferroviário na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e um dos principais defensores da retomada do transporte de passageiros sobre trilhos no Estado, o deputado estadual Dirceu Dalben destacou a importância da participação popular nas audiências públicas para apresentação do projeto de concessão do Complexo Turístico da Estrada de Ferro Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.

Com investimento estimado em cerca de R$ 404 milhões, o projeto prevê a modernização e reforma da linha férrea, incluindo trilhos, trens e equipamentos. O complexo compreende 47 quilômetros de extensão de ferrovia de perfil turístico, o Parque Reino das Águas Claras (com 38 mil m²), o Museu de Memória Ferroviária, além de oficinas, estações e polos culturais que serão implementados ao longo do contrato.

"A recuperação e operação do Complexo Turístico da Estrada de Ferro Campos do Jordão representa a valorização do patrimônio histórico da ferrovia, o fomento ao turismo sustentável e o estímulo à economia local, gerando emprego e renda para a população", destacou o deputado Dirceu Dalben.

As audiências públicas serão realizadas em duas modalidades: presencial e online. Na próxima segunda-feira, dia 19 de maio, os interessados poderão participar presencialmente da audiência, a partir das 11 horas, na Câmara Municipal de Campos do Jordão (Rua Inácio Caetano, Vila Abernéssia). Já na terça-feira, 20 de maio, a apresentação do projeto será realizada de forma online, também a partir das 11 horas. O link para acesso será disponibilizado no portal da Secretaria de Parcerias em Investimentos: www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br.

Além das audiências, também está aberta a consulta pública para sugestões de melhorias até o dia 23 de junho de 2025. A participação é aberta a pessoas físicas e jurídicas que queiram colaborar com o aprimoramento do projeto. Os interessados podem enviar sugestões por meio de formulário eletrônico disponível no site.

"Por meio da nossa Frente Parlamentar de Apoio ao Transporte Ferroviário na Alesp, seguimos acompanhando os diversos projetos de turismo e transporte ferroviário que estão em andamento. E a participação de todos é sempre muito importante, principalmente nesta fase inicial dos projetos, porque cada cidade possui características próprias e, ao considerar essas particularidades, é possível fortalecer ainda mais esse tipo de produto turístico em nosso Estado", finalizou Dalben.


alesp