Sessão Solene na Alesp discute clima e infâncias rumo à COP30

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
16/05/2025 18:31 | Atividade Parlamentar | Da assessoria da deputada Marina Helou - Foto: Carol Jacob/Alesp

Compartilhar:

Deputada Marina Helou<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345110.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Evento reúne parlamentares, especialistas e sociedade civil na ALESP, em defesa dos direitos das crianças frente à crise climática

Na próxima segunda-feira, 19 de maio, às 19h, o Plenário Juscelino Kubitschek, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), será palco da Sessão Solene "Clima e Infâncias: um caminho para a COP30". A iniciativa, promovida pela deputada estadual Marina Helou, pela vereadora Marina Bragante e apoiada pelo Instituto Alana, tem como propósito reforçar a urgência de colocar as infâncias no centro das políticas públicas e das negociações climáticas, especialmente com a aproximação da COP30, que será sediada pelo Brasil, em novembro deste ano.

"Hoje, 1 bilhão de crianças e adolescentes vivem em países com alto risco climático e ambiental, segundo relatório do UNICEF. Elas estão expostas a eventos extremos, como enchentes, deslizamentos, ondas de calor e secas prolongadas, cada vez mais frequentes e violentos. Apesar disso, apenas 2,4% dos financiamentos climáticos consideram as crianças. Essa realidade precisa mudar", diz JP Amaral, gerente de Natureza do Instituto Alana.

A cerimônia vai reunir representantes dos poderes Legislativo e Executivo, especialistas, organizações da sociedade civil e movimentos ambientais para debater os caminhos necessários à construção de um legado duradouro para as crianças diante das mudanças climáticas. Durante o evento, serão simbolicamente protocolados dois projetos de lei ? um estadual e outro municipal ? voltados à criação de políticas públicas para a efetivação do direito de crianças e adolescentes à natureza e a um meio ambiente saudável, com absoluta prioridade.

Também será apresentada uma declaração conjunta de membros do Legislativo e do Executivo que se comprometem a pensar as infâncias no centro das políticas, das ações e do financiamento climático. As propostas em relação a crianças e adolescentes evoluíram ao longo das conferências climáticas, que hoje reconhecem grupos vulneráveis, a importância da participação ativa das novas gerações em estratégias de adaptação, educação climática e justiça climática. No caminho para a COP30, o compromisso é com o direito de crianças e adolescentes a um futuro saudável e sustentável.

"A crise climática é uma realidade que afeta toda a população, mas as crianças e adolescentes sofrem as consequências mais duradouras. A sessão solene é um passo importante para garantir que suas necessidades e direitos estejam no centro das decisões políticas e ambientais", afirma a deputada Marina Helou.

A vereadora Marina Bragante complementa: "Mais de um milhão de crianças no Brasil tiveram a vida escolar interrompida por eventos climáticos no último ano. O calor extremo compromete a segurança nas salas de aula, e as chuvas intensas impedem o acesso às escolas. Esta sessão é um chamado para que a cidade encare esse desafio e assegure o direito à educação em meio à crise climática."

Durante a cerimônia, será apresentado conteúdo sobre o Marco Legal Criança e Natureza, com transmissão ao vivo pela TV ALESP e pelo canal oficial da Casa no YouTube. A participação é aberta ao público.

Serviço

Sessão Solene Clima e Infâncias: um caminho para a COP30
Data: Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Horário: 19h
Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Plenário Juscelino Kubitschek
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, 201 - Ibirapuera, São Paulo/SP


alesp