Alesp recebe exposição que destaca histórias e afetos de mulheres LGBTQIA+

Idealizada pela fotógrafa catarinense Fernanda Piccolo, mostra apresenta histórias, fotografias e depoimentos que celebram o amor entre mulheres, destacando sua diversidade, resistência e identidade
20/05/2025 14:24 | Cultura e Arte | Da Redação - Fotos: Carol Jacob

Compartilhar:

Fernanda Piccolo construiu acervo de histórias<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Casais fotografados são de 8 estados brasileiros<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345323.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo abriga, entre os dias 19 e 30 de maio, no Espaço Heróis de 32, a exposição "Toda Mulher Merece Amar Outra Mulher", do projeto Documentadas. Idealizada pela fotógrafa catarinense Fernanda Piccolo, a mostra apresenta histórias, fotografias e depoimentos que celebram o amor entre mulheres, destacando sua diversidade, resistência e identidade no Brasil.

Desde 2021, Fernanda Piccolo tem percorrido diversas regiões do país, construindo um acervo único com mais de 220 histórias, 13 mil fotografias e diversos textos e áudios de entrevistas. Parte significativa desse conteúdo está disponível publicamente no site do projeto e no Instagram, formando uma rede de conexão, apoio e visibilidade para mulheres LGBTQIA+.

"Eu comecei o projeto através de alguns estudos sobre a comunidade LGBT em si. Queria entender um pouco da história da nossa comunidade", conta Fernanda. "Mas eu não via muitas mulheres nessa história. Quando as encontrava, eram histórias sempre muito tristes. Não tinham relatos sobre o afeto e a força que essas mulheres têm, suas diversidades. São histórias muito diferentes, em estados diferentes, conectadas pelo afeto."

Além de dar visibilidade, o Documentadas tem papel fundamental em combater o apagamento histórico e cultural das mulheres LGBTQIA+, fortalecendo sua identidade e promovendo encontros e diálogos que reafirmam suas vivências e relações afetivas.

Serviço:

Exposição: "Toda Mulher Merece Amar Outra Mulher"

Entre os dias 19 e 30 de maio

Espaço Herois de 32 - andar térreo do Palácio 9 de Julho

Entrada gratuita

alesp