Ciclo de palestras na Alesp debate desafios e avanços da perícia criminal em São Paulo

Encontro promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista em parceria com o Núcleo de Avaliação Estratégica promoveu o intercâmbio entre especialistas da ciência forense e gestores públicos, profissionais e estudantes da área do Direito
23/05/2025 17:58 | ILP e NAE | Da Redação - Fotos: Carol Jacob e Rodrigo Costa

Compartilhar:

Mesa de abertura do ciclo de palestras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345588.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evento reúne cerca de 200 participantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345589.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Bonjorno: mundo da perícia não tem fronteiras<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345632.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Del Nero: um dia de muito ensinamento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345631.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Rossini: papel do perito é sempre buscar a verdade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345630.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ortega: pilar fundamental da Justiça<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345633.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Evento reuniu profissionais e estudantes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345699.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cão policial participa de apresentação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345700.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O plenário Franco Montoro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na tarde desta sexta-feira (23), a palestra técnica "Perícia Criminal e Audiência de Custódia". Organizado pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP) em parceria com o Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE) da Alesp, o evento reuniu policiais, gestores públicos, políticos e estudantes universitários.

A atividade teve como objetivo promover a atualização técnica e o intercâmbio de conhecimentos entre especialistas e estudantes da área criminal. Foram abordados diversos temas essenciais, incluindo o funcionamento das cadeias de custódia, atendimento humanizado a vítimas de violência sexual, desafios na identificação de novas drogas sintéticas, e avanços na integração dos bancos de perfis genéticos.

As palestras também contemplaram discussões sobre o Sistema Nacional de Análise Balística, tecnologias inovadoras aplicadas à perícia em locais de crimes, identificação de vítimas em desastres de massa, aspectos periciais em crimes contra a pessoa, e o uso da biodetecção animal em investigações.

Participaram da abertura Rodrigo Del Nero, diretor-presidente do ILP; Paulo Roberto Bonjorno, coordenador do NAE; Ricardo Lopes Ortega, diretor do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo; e Augusto Eduardo de Souza Rossini, diretor dos cursos jurídicos da Uninove.

Durante sua fala, Rossini enfatizou o papel fundamental da perícia na busca pela verdade: "O propósito do trabalho pericial é buscar a verdade. É o meu ponto de vista. Estamos à caça da verdade, seja para o advogado, juiz, promotor ou vítima. O objetivo de cada perito e perita é documentar fielmente a verdade para garantir decisões justas."

Um dos palestrantes, Livingstone Bueno Alves Júnior, do Instituto de Criminalística, apresentou uma introdução detalhada sobre a estrutura da Polícia Técnico-Científica paulista, destacando sua relevância legal prevista no Código de Processo Penal. Segundo ele, São Paulo conta hoje com 46 núcleos e 113 equipes distribuídas pelo Estado. "Somos a polícia científica estadual com maior capilaridade do Brasil e com capacidade para atender todos os municípios", concluiu.

Assista à transmissão das palestras, na íntegra, realizada pela Rede Alesp e ILP:

Confira a galeria de imagens do evento

alesp