Alesp recebe audiência pública em defesa da regulamentação do trabalho dos entregadores
26/05/2025 18:30 | Reinvidicações | Gabriel Eid - Fotos: Carol Jacob




A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo recebeu, na tarde desta segunda-feira (26), audiência pública em defesa dos direitos dos entregadores de aplicativo. Em parceria com a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP), a deputada estadual Monica Seixas do Movimento Pretas (Psol) trouxe para São Paulo a reunião da Comissão Participativa da Câmara dos Deputados - o que permitiu que os entregadores paulistas estivessem presentes no evento.
Monica Seixas destacou a importância de os trabalhadores estarem na audiência para discutir a regulamentação e pressionar as plataformas e o Poder Público. As demandas incluem aumento nas taxas por quilômetro rodado, pontos de apoio com banheiros ao longo da cidade, seguros para acidentes e questões de saúde e direito a férias.
"Quero saudar a constante mobilização dos senhores. Imagino que perder um dia de trabalho para empurrar o debate sobre direitos faz muita diferença na renda no final do mês. E vocês não param de lutar para tentar ter um pouco de dignidade no trabalho", afirmou Monica.
A deputada federal Sâmia Bomfim (Psol) pontuou que as discussões realizadas na audiência vão contribuir para formular políticas e disse que solicitará uma reunião com ministros do Supremo Tribunal Federal para discutir o tema.
"Por isso que a gente faz questão de ouvir cada uma das lideranças que podem apresentar visões diferentes, mas que caminham no sentido de que os trabalhadores merecem respeito e que não é justo que essas empresas sigam controlando todo o lucro sem dar satisfação sobre as taxas de entrega, sobre os critérios de bloqueio e na falta de apoio no caso de trabalhadores machucados", afirmou Sâmia Bomfim.
Participação política
Presidente da Associação dos Motofretistas de Aplicativos e Autônomos do Brasil, Edgar Francisco da Silva defendeu a mobilização dos entregadores por direitos trabalhistas e ressaltou a importância da participação política.
"Estamos aqui usando nosso poder de cidadão porque a gente votou e colocou pessoas aqui. E essas pessoas tem de fazer o trabalho de nos representar e escutar nossos problemas. É igual reunião de condomínio, a partir do momento que a gente não participa, não adianta reclamar pelo que decidiram por você e que te prejudica", pontuou.
Edgar da Silva apontou os malefícios dos algoritmos dos aplicativos na saúde e no bem-estar, estimulando uma carga excessiva de entregas. Para ele, esse problema seria corrigido pelo aumento das taxas por quilômetro rodado - garantindo a renda dos trabalhadores. "A manipulação algorítmica é pior do que dez patrões gritando no ouvido do entregador", disse.
O presidente da Associação explicou ainda que é difícil unir a categoria porque o trabalho de aplicativo pulveriza os trabalhadores pela cidade e dificulta a comunicação mútua. Nesse sentido, o ciclo-entregador Daniel Freitas falou da importância do diálogo entre os diferentes grupos - incluindo motociclistas, moto taxistas e ciclistas. "A gente precisa de uma união e alinhar as nossas disputas internas", afirmou.
Assista à audiência, na íntegra, na transmissão realizada pela Rede Alesp:
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações