CCJR dá aval a premiações voltadas a inovação e cultura na Alesp

Projetos de resolução instituem homenagens a empreendedores, carnavalescos e personalidades que contribuem com a comunidade ítalo-brasileira em São Paulo; se aprovadas em Plenário, condecorações se tornam oficiais da Casa
28/05/2025 18:34 | Homenagens | Giullia Chiara - Foto: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Comissão de Constituição Justiça e Redação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345855.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente da Comissão dep. Thiago Auricchio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg345856.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, nesta quarta-feira (28), a primeira reunião após a eleição de presidente e vice-presidente do colegiado para o biênio 2025-2027. Durante a reunião, parlamentares membros da comissão deram parecer favorável a projetos de resolução que instituem premiações nas áreas do empreendedorismo e da cultura.

O Projeto de Resolução 10/2024, de autoria do deputado Marcos Damasio (PL), institui a medalha Ozires da Silva, a ser concedida anualmente pela Alesp, a empreendedores que atuam nos setores de tecnologia, inovação, educação e cultura aeronáutica. A escolha do nome do prêmio condecora o brasileiro Ozires da Silva, engenheiro aeronáutico e um dos fundadores da companhia aérea Embraer.

De autoria da deputada Leci Brandão (PCdoB), o Projeto de Resolução 14/2024 institui o título de Imperatriz e Baluartes do Samba, a ser conferido pela Assembleia em data próxima e anterior ao Carnaval. A resolução ainda prevê que o título seja entregue em cerimônia realizada no Plenário Juscelino Kubitschek e liderada pelo presidente da Casa.

Por sua vez, o Projeto de Resolução 19/2024, elaborado pelos parlamentares Paulo Fiorilo (PT) e Carla Morando (PSDB), institui o prêmio "A Loba" para pessoas que contribuem para o desenvolvimento da comunidade ítalo-brasileira, especialmente no âmbito do estado. Já instituída anteriormente pelo ex-deputado Vitor Sapienza, a condecoração faz referência à lenda da Loba que teria amamentado os irmãos Rômulo e Remo - fundadores de Roma -, após terem sido abandonados às margens do Rio Tibre.

Estiveram presentes na reunião os deputados Emídio de Souza (PT); Reis (PT); Marcelo Aguiar (Podemos); Carlos Cezar (PL); Mauro Bragato (PSDB); Oseias de Madureira (PSD); Delegado Olim (PP); e o presidente da Comissão Thiago Auricchio (PL).

Assista à reunião, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da reunião

alesp