Deputada é eleita vice-presidenta de comissão e propõe debate sobre expansão de pedágios no estado

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
29/05/2025 13:48 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria da deputada Ana Perugini

Compartilhar:

Dep. Ana Perugini é vice-presidenta de comissão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2025/fg346039.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada estadual Ana Perugini foi eleita nesta quarta-feira (28) vice-presidenta da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa de São Paulo para o biênio 2025-2026. A presidência ficou com a deputada Ana Carolina Serra.

Logo após a eleição, a vice-presidenta da CMM apontou a expansão das praças de pedágio no estado como um dos desafios da comissão.

A parlamentar destacou a grande concentração de pontos de cobrança na Região Metropolitana de Campinas e defendeu que a instalação de novas praças no estado seja discutida pela comissão.

"Essa forma de pedagiar, para o cidadão metropolitano que, normalmente, não mora, estuda e trabalha na mesma cidade, acarreta um ônus. É um processo que precisa ser avaliado e discutido, pois há anúncio de novas praças no estado", comentou a deputada.

Segundo a deputada, o transporte também vai pautar o colegiado. "Na região de Campinas, por exemplo, temos o Corredor Metropolitano que não foi concluído e cidades sofrendo com congestionamentos, como acontece na Rodovia Anhanguera e na interligação com a Rodovia dos Bandeirantes [SP-101]", explicou Ana Perugini.

A nova vice-presidenta da comissão ainda questionou a centralização de serviços na capital, defendeu a regionalização do Sistema Cross - ferramenta utilizada pela Secretaria Estadual de Saúde para organizar o atendimento em consultas, exames, cirurgias e tratamentos no estado - e chamou a atenção para a questão hídrica.

"A mesma água que abastece grande parte da Região Metropolitana de São Paulo atende a Região Metropolitana de Campinas, por meio de um sistema [Cantareira] construído em 1974. Precisamos discutir isso", concluiu a deputada Ana Perugini.

Atribuições da comissão

Composta por 13 parlamentares - a Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais é responsável pela análise de propostas e assuntos relacionados à divisão territorial administrativa do estado, assuntos diretamente relacionados aos municípios e áreas metropolitanas, como transporte, trânsito e questões ligadas à organização de repartições públicas estaduais.


alesp