Parlamentares da Alesp se solidarizam com deputadas alvo de ameaças e exigem responsabilização

Presidência da Casa defende que nenhuma agressão pode ser tolerada e acionou as Polícias Civil e Militar para investigar o caso
03/06/2025 17:41 | Expediente | Gabriel Eid - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

De seg. à sex. Sessão acontece no Plenário JK<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346238.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Ana Perugini (PT) <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346259.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Beth Sahão (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346260.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Eduardo Suplicy (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346262.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Guilherme Cortez (Psol)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346264.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Luiz Claudio Marcolino (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346265.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Paulo Fiorilo (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346242.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Reis (PT)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346243.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dep. Solange Freitas (União)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346244.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou, na tarde desta terça-feira (03), a 76ª Sessão Ordinária. Os parlamentares presentes no Plenário Juscelino Kubitschek repudiaram as mensagens com ameaças violentas recebidas por deputadas e reforçaram a importância do combate à misoginia, racismo e capacitismo. A presidência da Casa defende que nenhuma agressão pode ser tolerada e acionou as Polícias Civil e Militar para investigar o caso.

A deputada Solange Freitas (União) apontou que os ataques misóginos são uma violência não só contra as deputadas da Casa, mas também contra todas as mulheres que participam ativamente da política. "Nós, mulheres, sofremos isso covardemente todos os dias, com muitas sendo vítimas de feminicídio e de ataques. Para nós, é sempre tudo mais difícil em qualquer profissão por conta do preconceito. E na política isso tudo é muito pior", afirmou.

A deputada Ana Perugini (PT), nova procuradora especial das mulheres da Alesp, afirmou que todas as medidas estão sendo tomadas para que os autores desses ataques sejam identificados. "Nós podemos continuar exercendo nosso trabalho aqui na Casa sem qualquer medo de fazer aquilo que precisa ser feito", ressaltou. A deputada Beth Sahão, também do PT, e o deputado Guilherme Cortez (Psol) reforçaram as manifestações de solidariedade.

Direitos sociais

O deputado Luiz Claudio Marcolino (PT) fez críticas ao excesso de terceirizações e defendeu a recuperação de direitos trabalhistas e previdenciários. Já o deputado Eduardo Suplicy (PT) defendeu a garantia de tratamento para pessoas com doenças raras, apontou as consequências positivas de programas de transferência de renda e criticou ações policiais contra comerciantes informais.

O deputado Reis (PT) abordou a importância do reajuste de servidores públicos e apontou que o papel de investigação compete exclusivamente à Polícia Civil. O deputado Paulo Fiorilo (PT), por sua vez, homenageou o ex-deputado da Alesp, Marcos Martins, falecido no último dia 25 de maio.

Assista à transmissão, na íntegra, realizada pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da Sessão


alesp