Parlamentares da Alesp participam de inauguração do primeiro Centro TEA Paulista

Equipamento público vai fornecer acolhimento, atendimento e inclusão para pessoas com Transtorno do Espectro Autista; André do Prado destacou trabalho de Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência da Casa
04/06/2025 17:16 | Inclusão | Da Redação - Fotos: Governo do Estado de São Paulo

Compartilhar:

Centro TEA: acolhimento atendimento e inclusão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346373.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Parlamentares participam de entrega de Centro TEA<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346371.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presidente André do Prado: marco para o estado<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346372.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Centro contará com salas multissensoriais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346374.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Tarcísio: acolhimento suporte e atendimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346375.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo participaram, na manhã desta quarta-feira (4), da inauguração do primeiro Centro TEA Paulista, aparelho público voltado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O equipamento contará com uma abordagem multidisciplinar, intersetorial e humanizada e vai reunir serviços especializados, formação continuada, orientação técnica, acesso a benefícios e encaminhamentos a redes de apoio.

"Esse é um marco para o nosso estado nas políticas públicas voltadas a pessoas com TEA. É o primeiro de muitos que serão construídos nos próximos anos, já como política pública consolidada, que chegará às mais diversas regiões administrativas do nosso estado. Esse Centro traz dignidade, desenvolvimento e solidariedade às famílias", disse o presidente da Alesp, deputado André do Prado.

O parlamentar ainda destacou o trabalho da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, instalada pela primeira vez na 20ª legislatura. "Na Alesp, criamos uma comissão permanente para debater esse tema, que é presidida pela deputada Andréa Werner, uma deputada autista, que tem um filho autista e que faz um grande trabalho com os demais membros da comissão", afirmou o presidente.

O Centro TEA

Localizado no bairro da Vila Leopoldina, Zona Oeste da Capital, o Centro TEA Paulista vai oferecer diversas ações. Entre elas estão psicoterapia, atividades esportivas, de arte e cultura, salas multissensoriais, cursos, oficinas e seminários para capacitação profissional, orientação para inclusão no mercado de trabalho e orientação jurídica e social. O Centro ainda vai emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e o selo de identificação veicular, além de funcionar como polo de fomento e incentivo à produção científica.

Em sua fala, o governador Tarcísio de Freitas enalteceu o trabalho da Assembleia Legislativa na discussão de políticas públicas de vanguarda. "Hoje, damos um grande passo. O primeiro equipamento estadual especializado no acolhimento, no suporte e no atendimento terapêutico às pessoas com TEA. Mas não só isso, que vai dar suporte às famílias. É um lugar que vai fornecer atendimento integrado, que foi muito bem pensado e construído e que vai se tornar referência", complementou Freitas.

O Executivo ainda ressaltou que o Centro é parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (Peiptea), que integra as secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Saúde, da Educação, e de Desenvolvimento Social. O Plano busca atender as 460 mil pessoas com TEA no estado.

Além de André do Prado e Tarcísio, estiveram presentes Clarice Ganem (Podemos), Dr. Eduardo Nóbrega (Podemos), Thiago Auricchio (PL), Solange Freitas (União), Letícia Aguiar (PP), Capitão Telhada (PP), Dirceu Dalben (Cidadania) e Valdomiro Lopes (PSB), além de representantes de diversas secretarias de estado.

Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

alesp