Parlamentares da Alesp participam de inauguração do primeiro Centro TEA Paulista
04/06/2025 17:16 | Inclusão | Da Redação - Fotos: Governo do Estado de São Paulo





Parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo participaram, na manhã desta quarta-feira (4), da inauguração do primeiro Centro TEA Paulista, aparelho público voltado ao atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. O equipamento contará com uma abordagem multidisciplinar, intersetorial e humanizada e vai reunir serviços especializados, formação continuada, orientação técnica, acesso a benefícios e encaminhamentos a redes de apoio.
"Esse é um marco para o nosso estado nas políticas públicas voltadas a pessoas com TEA. É o primeiro de muitos que serão construídos nos próximos anos, já como política pública consolidada, que chegará às mais diversas regiões administrativas do nosso estado. Esse Centro traz dignidade, desenvolvimento e solidariedade às famílias", disse o presidente da Alesp, deputado André do Prado.
O parlamentar ainda destacou o trabalho da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, instalada pela primeira vez na 20ª legislatura. "Na Alesp, criamos uma comissão permanente para debater esse tema, que é presidida pela deputada Andréa Werner, uma deputada autista, que tem um filho autista e que faz um grande trabalho com os demais membros da comissão", afirmou o presidente.
O Centro TEA
Localizado no bairro da Vila Leopoldina, Zona Oeste da Capital, o Centro TEA Paulista vai oferecer diversas ações. Entre elas estão psicoterapia, atividades esportivas, de arte e cultura, salas multissensoriais, cursos, oficinas e seminários para capacitação profissional, orientação para inclusão no mercado de trabalho e orientação jurídica e social. O Centro ainda vai emitir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) e o selo de identificação veicular, além de funcionar como polo de fomento e incentivo à produção científica.
Em sua fala, o governador Tarcísio de Freitas enalteceu o trabalho da Assembleia Legislativa na discussão de políticas públicas de vanguarda. "Hoje, damos um grande passo. O primeiro equipamento estadual especializado no acolhimento, no suporte e no atendimento terapêutico às pessoas com TEA. Mas não só isso, que vai dar suporte às famílias. É um lugar que vai fornecer atendimento integrado, que foi muito bem pensado e construído e que vai se tornar referência", complementou Freitas.
O Executivo ainda ressaltou que o Centro é parte do Plano Estadual Integrado para Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (Peiptea), que integra as secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Saúde, da Educação, e de Desenvolvimento Social. O Plano busca atender as 460 mil pessoas com TEA no estado.
Além de André do Prado e Tarcísio, estiveram presentes Clarice Ganem (Podemos), Dr. Eduardo Nóbrega (Podemos), Thiago Auricchio (PL), Solange Freitas (União), Letícia Aguiar (PP), Capitão Telhada (PP), Dirceu Dalben (Cidadania) e Valdomiro Lopes (PSB), além de representantes de diversas secretarias de estado.
Assista ao evento, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:
Notícias relacionadas
- Funcionários com deficiências ocultas ou TEA podem solicitar o cordão de girassol ou quebra-cabeça
- Comissão dá aval à criação de programa de conscientização para pais de filhos com Síndrome de Down
- Vamos falar de acessibilidade e inclusão?
- ILP debate soluções para população em situação de rua no estado de São Paulo
- Alesp realiza Audiência Pública sobre Educação Inclusiva
- Audiência Pública na Alesp debate o Mês de Conscientização do Autismo
- 21 de Março: Dia Internacional da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial
- Fórum sobre o Autismo é realizado na Alesp: "Inclusão depende de capacitação"
Notícias mais lidas
- Deputado participa de missão oficial a Taiwan e busca ampliar cooperação com potência asiática
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Vitória dos pescadores: artigo que restringia acesso ao seguro-defeso é suprimido
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Greve dos servidores públicos da Saúde no estado pauta 130ª Sessão Ordinária da Alesp; assista
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações