Deputado comemora inauguração do Centro TEA Paulista

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
04/06/2025 19:20 | Atividade Parlamentar | Da assessoria do deputado Dirceu Dalben

Compartilhar:

Deputado Dirceu Dalben<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346439.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado e secretários estaduais<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346440.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Avô de uma criança com autismo, o deputado estadual Dirceu Dalben acompanhou nesta quarta-feira (04) a inauguração do Centro TEA Paulista (Transtorno do Espectro Autista), na cidade de São Paulo. A unidade será referência para todos os municípios paulistas, com o objetivo de ampliar as políticas públicas e o acolhimento às pessoas autistas e suas famílias.

"Fico muito feliz com este importante avanço! Tenho um netinho autista e sabemos dos desafios enfrentados pelas famílias atípicas, por isso, sou um grande defensor dos Centros TEA nos municípios paulistas. Tive a alegria de auxiliar meu filho Luiz Dalben, ex-prefeito de Sumaré, na implantação de uma unidade na cidade, em setembro de 2023. Foi um projeto inovador e que seguimos apresentando para outros municípios. Agora, com esta unidade de referência estadual, tenho certeza de que vamos acelerar e melhorar as políticas públicas, levar um atendimento mais humanizado às famílias atípicas e a garantia dos direitos das pessoas com autismo. O primeiro passo está dado e é motivo de muito entusiasmo e esperança para nós", falou o parlamentar.

Entre os principais serviços oferecidos pelo Centro TEA Paulista estão o atendimento presencial e remoto para orientação sobre direitos, benefícios, tratamentos, diagnósticos, redes públicas e legislação; encaminhamentos jurídicos e sociais; psicoterapia breve, rodas de conversa e grupos de escuta; salas sensoriais adaptadas; oficinas de arteterapia, esportes, leitura interativa e clube do livro; orientação para inclusão no mercado de trabalho, oficinas de empreendedorismo e encaminhamento a oportunidades profissionais.

O espaço também conta com uma biblioteca física e digital, com acervo especializado sobre TEA, neurodiversidade, inclusão, educação, saúde, cultura e acessibilidade, que fica disponível para as famílias, profissionais, pesquisadores e quaisquer interessados no assunto.

"Outro ponto muito importante é que o Centro TEA Paulista também vai oferecer capacitação continuada, ou seja, cursos para as famílias, cuidadores, profissionais de áreas como a saúde, a educação, a assistência social. Tudo isso para acolher e incluir as pessoas com autismo. Parabenizo nosso governador Tarcísio de Freitas e toda sua equipe pela sensibilidade e iniciativa, e reafirmo com toda a população: contem sempre com nosso mandato na melhoria e expansão deste importante projeto", completou Dalben.

Mais informações sobre o funcionamento do Centro TEA Paulista em: https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/centro-tea-paulista/.


alesp