Samuel Gustavo de Andrade: sete anos de esperança e despedida

As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
05/06/2025 15:13 | Atividade Parlamentar | Da Assessoria do deputado Enio Tatto

Compartilhar:

Deputado Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346481.jpeg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após sete anos desaparecido, desde que saiu de uma festa na região do Grajaú, na Zona Sul de São Paulo, a família de Samuel Gustavo de Andrade, então com 19 anos, descobriu que o jovem havia sido enterrado como indigente. A confirmação veio por meio do resultado de um exame de DNA divulgado na última terça-feira (03/06).

O desaparecimento de Samuel motivou o deputado Enio Tatto a apresentar, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o Projeto de Lei 2047/2001, que institui o "Alerta Samuel". A proposta visava obrigar o poder público a emitir um alerta emergencial em casos de rapto, sequestro ou desaparecimento de crianças e adolescentes no estado de São Paulo. O projeto foi aprovado por unanimidade no mesmo ano, mas acabou vetado pelo então governador João Doria.

O corpo do jovem foi encontrado em 14 de dezembro de 2017, no Rio Pinheiros, nas proximidades da Avenida Guido Caloi, após ter desaparecido cinco dias antes. Na época, ele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e, posteriormente, enterrado como indigente no Cemitério Dom Bosco, em Perus, Zona Norte da capital, porque seu corpo não pode ser reconhecido.

O deputado Enio Tatto se solidariza com Sandro, pai de Samuel, sua mãe Emília, seu irmão Sandro Jr. e demais familiares e amigos. Foram sete anos de buscas, incerteza e angústia, mas também de esperança. Samuel estará sempre presente em nossas lembranças e em nossos corações, com seu sorriso meigo e acolhedor.


alesp