Alesp celebra Dia do Pastor Evangélico com homenagem solene

Mais de 70 líderes religiosos receberam diplomas simbólicos em reconhecimento pela atuação social e espiritual em prol de suas comunidades cristãs; no estado de São Paulo, duas datas (Dia do Pastor e Dia do Pastor Evangélico) reconhecem o trabalho pastoral desses líderes
10/06/2025 13:05 | Trabalho pastoral | Da Redação - Fotos: Rodrigo Costa

Compartilhar:

Mais de 70 pastores e pastoras foram homenageados<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marcelo:  abriram espaço para a Palavra de Deus<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346840.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Feliciano: pessoas conhecem o Evangelho hoje<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346841.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Walter: não é só pregar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346842.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sinvaldo: grande responsabilidade de testemunhar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2025/fg346843.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Mais de 70 pastores e pastoras evangélicos foram homenageados, na noite dessa terça-feira (9), em Sessão Solene da Assembleia Legislativa de São Paulo. A cerimônia, presidida pelo deputado Marcelo Aguiar (Podemos), realçou a atuação espiritual e social dessas lideranças junto aos cristãos paulistas. Na tarde do mesmo dia, outro evento da Alesp também havia reconhecido a importância do trabalho pastoral de 45 líderes evangélicos.

No estado de São Paulo, o Dia do Pastor é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de junho há quase uma década por força da Lei 16.149/2016. Outra norma ainda mais antiga, a Lei 8.948 - sancionada em 1994 - instituiu o Dia do Pastor Evangélico, a ser celebrado no quarto domingo de outubro. As datas integram o Calendário Oficial do Estado.

O deputado Marcelo Aguiar, proponente da homenagem, expressou satisfação em homenagear os ministros do Evangelho que percorreram o país anunciando a mensagem cristã. "Sem dúvida nenhuma, abriram espaço para que a Palavra de Deus chegasse a todo o Brasil e a todo o estado de São Paulo", afirmou Aguiar. "É uma homenagem que faço com muita alegria no meu coração porque fui alcançado por essa Palavra", salientou.

Pastor da Assembleia de Deus Catedral do Avivamento (ADCAV) há 33 anos, o deputado federal Marco Feliciano (PL - SP) ressaltou que o crescimento da população evangélica é constatado pela evolução da aceitação do evangelismo no Brasil. "A grande maioria das pessoas, hoje, conhecem o Evangelho. Tudo fruto do trabalho desses homens e mulheres que estão aqui. Honra a quem tem honra é o que diz a Palavra [de Deus]", pontuou Feliciano que descreveu os pastores evangélicos como guerreiros que usam armas da fé.

Vocação e responsabilidade

Líderes evangélicos homenageados pela Alesp enfatizaram a vocação divina e a responsabilidade inerente ao ministério pastoral. O pastor Walter Brunelli, da Assembleia de Deus Bereana, por exemplo, ressaltou o papel multifacetado do ministério, afirmando que ser pastor "não é só dirigir igreja e pregar, é visitar, chorar com os que choram, carregar no ombro aqueles que têm uma vida pesada".

O pastor Sinvaldo Corrêa Coelho, que é bispo da Igreja Metodista Wesleyana, ressaltou que a homenagem da Alesp recorda "a grande responsabilidade que temos, como homens de Deus, de testemunhar o sagrado Evangelho de Cristo a esta Nação de uma forma irrepreensível, de uma forma que ninguém possa nos acusar de absolutamente nada".

Por último, o pastor Leonardo Meyer, da Igreja Unida, ressaltou que a Igreja de Cristo é o "maior instrumento de ressocialização de bênção para a sociedade", fazendo um trabalho social que "nenhum instituto faz tanto pelo povo".

Assista à Sessão Solene, na íntegra, na transmissão feita pela Rede Alesp:

Confira a galeria de imagens da reunião

alesp